DesignDestaqueTipografia

Petrobras lança fonte proprietária

A Petrobras – empresa que, para nós brasileiros, dispensa apresentações –, passará a utilizar em sua comunicação uma fonte proprietária, a exemplo de outras marcas como Nokia e Jogos Olímpicos Rio 2016.

Encomendada pela The LED Project, o estúdio Dalton Maag criou a Petrobras Sans, uma família tipográfica com 4 pesos e suas respectivas variações em itálico.

Nós queríamos evocar um sentido de profissionalismo na marca, mas também tivemos que dar um toque moderno e internacional à fonte, para transmitir a personalidade da marca Petrobras – Dalton Maag, tradução livre.

Foram um total de 40 conceitos, trabalhados por uma equipe de designers do Brasil e Londres. Após reunião com a The LED Project, foi feita uma seleção das seis soluções mais adequadas, para serem refinadas e apresentadas à Petrobras, que bateu o martelo na forma final.

Petrobras Sans é uma família tipográfica que sugere a solidez de um negócio multinacional, enquanto inclui um suave lado humano. As terminações da fonte criam uma sensação mais orgânica às formas das letras, adicionando também individualidade ao projeto. Criamos esse difícil e interessante equilíbrio para refletir o talento humano, que é um dos aspectos-chave por trás do sucesso da empresa – Dalton Maag, tradução livre.

A família tipográfica deve ser implementada ao longo do ano pela Petrobras.

A Petrobras Sans, aliás, é mais uma prova de que o mercado está reconhecendo a importância do design para o sucesso dos negócios. A empresa, como se sabe, passa por problemas sérios de caixa, mas mesmo assim não dispensou a execução do projeto. Espero que contribua para uma virada nos rumos da empresa, que teve sua marca redesenhada na década de 70 pelo grande Aloísio Magalhães. Mas, como diria o jornalista Ancelmo Gois, isso é outra história.

Via Blog Dalton Maag

Gostei! 5

matérias relacionadas

Qual fonte você é?
A personalidade de cada fonte
Quanta tinta gasta uma fonte?

sobre o autor

thiago mano
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade/RJ desde 2005. Trabalhou nas agências Tecnopop e Tátil Design, contando no seu portfolio com trabalhos da TIM, NET, Duloren, Femmina, P&G, Shell e Bradesco. Hoje faz parte da equipe criativa da agência Conception. Gosta de fazer ilustração em Pixel Art, fotografia e viajar.

  • Pingback: Petrobrás lança fonte própria | Honey Designs

  • COLETIVIDAD

    Estivemos presentes no ]tpc10[ semana passada! Pena que não conseguimos ir à apresentação dessa nova tipografia da Petrobras.
    Em breve teremos uma matéria em nosso site sobre uma outra palestra que assistimos, com o holandês Peter Bil’ak!

  • Leo Mendes

    Pena que uma empresa que se diz orgulhosa de ser brasileira tenha esquecido dos designers locais e encomendado a fonte a um gringo . . . Bola fora!



recomendamos

A Linguagem das Coisas

224 páginas

Editora Intrínseca, 2010
Português

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Um cara atrás do volante
Yalla
Vodka Van Gogh
Uma mente brilhante
Circular Painting

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...