DesignDestaqueEventos

Nasce mais um bom evento de design no Brasil

Aconteceu no fim de semana passado (8 e 9 de setembro) aqui no Rio de Janeiro, a primeira edição do Insert Brasil, evento de design que visa estabelecer sua relação com a arte, tecnologia, moda e cinema.

No Centro Cultural Ação da Cidadania, localizado na zona portuária da cidade, palestraram nomes como Thomas Manss, Eike König, Aaron Duffy, Joshua Davis, André Stolarski entre outros.

A estrutura do evento era bem definida. Apesar de enorme (O CCAC fica num antigo armazém do século XIX de 14 mil metros quadrados), a organização conseguiu preencher de forma agradável o espaço. Logo na entrada, após o credenciamento, exposições e rampas de skate dividiam o espaço que acabava no palco da festa (Push!, que aconteceu no final do primeiro dia).

No mezanino, o Projeto Feirinha apresentava algumas jovens marcas – e outras nem tanto – com produtos desde livros, bottons, roupas e até tatuagens para crianças.

Os workshops promovidos pelo evento aconteciam pela manhã, enquanto rolavam as apresentações dos mini cases. Destaque para o de Criação de Negócios Inovadores, que apresentou aos participantes o Business Model Generation, uma metodologia baseada em Design Thinking utilizada para criar negócios inovadores, com menor dispêndio financeiro e maior propensão ao sucesso, ministrado por Eike König, que desafiou os participantes a usarem sua criatividade a partir de um briefing e poucas ferramentas.

Logo depois do almoço, aconteciam as mesas redondas. No sábado, com o tema Design Hoje, participaram Luciano Tardin (mediador), Fernando Reule, Rafo Castro, Renato Faccini e Bruno Porto. No domingo, com o tema Design Sempre, Lívia Rezende mediou o debate com Nair de Paula Soares, Rafael Rodrigues, Irene Peixoto e Leo Visconti. Talvez se fosse em outro horário (depois do almoço é ingrato para esse formato), poderia prender mais a atenção dos presentes.

Na área nobre do evento, aconteceram as palestras principais. Uma boa surpresa foi Aaron Duffy, diretor de arte norte-americano e sócio da 1stAveMachine (criadores de uma série bem-humorada de anúncios do Google Chrome), que dosou bem seu tempo e montou uma apresentação não muito massante e longa. Aliás, alguns palestrantes pecaram nesse quesito. Apesar dos trabalhos expostos serem bons, faltou fluidez e dinâmica nas apresentações, acarretando o desinteresse de alguns participantes na palestra.

André Stolarski, como sempre, deu uma aula-palestra, abordando a relação entre branding e cultura e apresentando alguns cases de sua empresa, a Tecnopop.

Eike König se saiu bem e Thomas Manss mostrou porque o jornal britânico Independent on Sunday o incluiu em sua lista dos dez principais designers gráficos do Reino Unido.

Passaram por lá também Tátil Design, Mariana Ochs e Henrique Nardi da ADG, falando sobre tipografia editorial, Claudio Peralta, o argentino Pablo Alfieri e Joshua Davis com suas composições gráficas geradas à partir de programas que escreve no Flash e Processing.

Apesar de alguns problemas comuns a esse tipo de evento, o Insert mostrou personalidade e veio para ser mais uma boa alternativa aos designers brasileiros. Que venha a edição de 2013!

Gostei! 3

matérias relacionadas

Brasil Design Week 2012
Brasil Design Week 2009
Brasil Design Week 2010

sobre o autor

thiago mano
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade/RJ desde 2005. Trabalhou nas agências Tecnopop e Tátil Design, contando no seu portfolio com trabalhos da TIM, NET, Duloren, Femmina, P&G, Shell e Bradesco. Hoje faz parte da equipe criativa da agência Conception. Gosta de fazer ilustração em Pixel Art, fotografia e viajar.



recomendamos

Cold War Modern: Design 1945-1970

320 páginas

Editora Victoria & Albert Museum, 2008
Inglês

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Projeto Humanae
Concurso Under the Feet: quer ganhar 7 mil dólares?
Por todos os pontos-de-vista
FreeKey, um chaveiro prático
As ilustrações de Marcelo Costa

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...