DesignDestaqueEventos

Nasce mais um bom evento de design no Brasil

Aconteceu no fim de semana passado (8 e 9 de setembro) aqui no Rio de Janeiro, a primeira edição do Insert Brasil, evento de design que visa estabelecer sua relação com a arte, tecnologia, moda e cinema.

No Centro Cultural Ação da Cidadania, localizado na zona portuária da cidade, palestraram nomes como Thomas Manss, Eike König, Aaron Duffy, Joshua Davis, André Stolarski entre outros.

A estrutura do evento era bem definida. Apesar de enorme (O CCAC fica num antigo armazém do século XIX de 14 mil metros quadrados), a organização conseguiu preencher de forma agradável o espaço. Logo na entrada, após o credenciamento, exposições e rampas de skate dividiam o espaço que acabava no palco da festa (Push!, que aconteceu no final do primeiro dia).

No mezanino, o Projeto Feirinha apresentava algumas jovens marcas – e outras nem tanto – com produtos desde livros, bottons, roupas e até tatuagens para crianças.

Os workshops promovidos pelo evento aconteciam pela manhã, enquanto rolavam as apresentações dos mini cases. Destaque para o de Criação de Negócios Inovadores, que apresentou aos participantes o Business Model Generation, uma metodologia baseada em Design Thinking utilizada para criar negócios inovadores, com menor dispêndio financeiro e maior propensão ao sucesso, ministrado por Eike König, que desafiou os participantes a usarem sua criatividade a partir de um briefing e poucas ferramentas.

Logo depois do almoço, aconteciam as mesas redondas. No sábado, com o tema Design Hoje, participaram Luciano Tardin (mediador), Fernando Reule, Rafo Castro, Renato Faccini e Bruno Porto. No domingo, com o tema Design Sempre, Lívia Rezende mediou o debate com Nair de Paula Soares, Rafael Rodrigues, Irene Peixoto e Leo Visconti. Talvez se fosse em outro horário (depois do almoço é ingrato para esse formato), poderia prender mais a atenção dos presentes.

Na área nobre do evento, aconteceram as palestras principais. Uma boa surpresa foi Aaron Duffy, diretor de arte norte-americano e sócio da 1stAveMachine (criadores de uma série bem-humorada de anúncios do Google Chrome), que dosou bem seu tempo e montou uma apresentação não muito massante e longa. Aliás, alguns palestrantes pecaram nesse quesito. Apesar dos trabalhos expostos serem bons, faltou fluidez e dinâmica nas apresentações, acarretando o desinteresse de alguns participantes na palestra.

André Stolarski, como sempre, deu uma aula-palestra, abordando a relação entre branding e cultura e apresentando alguns cases de sua empresa, a Tecnopop.

Eike König se saiu bem e Thomas Manss mostrou porque o jornal britânico Independent on Sunday o incluiu em sua lista dos dez principais designers gráficos do Reino Unido.

Passaram por lá também Tátil Design, Mariana Ochs e Henrique Nardi da ADG, falando sobre tipografia editorial, Claudio Peralta, o argentino Pablo Alfieri e Joshua Davis com suas composições gráficas geradas à partir de programas que escreve no Flash e Processing.

Apesar de alguns problemas comuns a esse tipo de evento, o Insert mostrou personalidade e veio para ser mais uma boa alternativa aos designers brasileiros. Que venha a edição de 2013!

Gostei! 3

matérias relacionadas

Brasil Design Week 2009
Brasil Design Week 2010
Brasil Design Week 2011

sobre o autor

thiago mano
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade/RJ desde 2005. Trabalhou nas agências Tecnopop e Tátil Design, contando no seu portfolio com trabalhos da TIM, NET, Duloren, Femmina, P&G, Shell e Bradesco. Hoje faz parte da equipe criativa da agência Conception. Gosta de fazer ilustração em Pixel Art, fotografia e viajar.



recomendamos

100 New Fashion Designers

384 páginas

Editora Laurence King Publishers, 2008
Inglês

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

A Arte Urbana
Centro de Design Paraná comemora 10 anos de atuação
Exposição de cartazes “Descubra o Cinema Brasileiro” na China
Rex investe em livros
iF Design Awards 2013

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...