
Beleza do nordeste feita de areia
O remake da novela Gabriela, que estreou na Globo há algumas semanas está sendo um sucesso. Ouvi muita gente falando muito bem, mas ainda não tinha conseguido assistir a um capítulo. Hoje, por acaso, liguei a TV bem na hora que estava passando a entrada da novela. Me encantei!
A entrada foi toda produzida artesanalmente, sem nenhuma computação gráfica, com imagens em areia colorida que traduzem as belezas do nordeste.
A ilustrações foram criadas pelo artista plástico Mello Menezes, baseadas nas ilustrações da entrada da novela original que recriavam o clima da Bahia e de todo o nordeste. A transição entre cada uma delas teve interferência da água ou do vento, destruindo a anterior. O movimento da areia foi capturado por uma câmera de alta definição que grava cerca de 1.000 quadros por segundo.
As ilustrações criadas com mais de 150 quilos de areia vindas diretamente do Ceará retrataram os cinco principais pilares da novela: a sensualidade da protagonista, as belezas da Bahia, a paisagem da caatinga que Gabriela atravessou até chegar a Ilhéus, as quengas do Bataclan e a moral conservadora que dominava o estado nos anos 20, dominado por coronéis.
O nome “Gabriela” foi feito em metal, se revelando por baixo da areia.
Confira o making of aqui.
matérias relacionadas
sobre o autor
perry clark




debate atual
Criação vs Produtividade
matérias randômicas
flickr
arquivo
creative license
enquete
- Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.
feedback
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!