ArteEventosExposiçõesFotografiaHumorViagens

Exposição de Cindy Sherman

Cindy Sherman é reconhecida como uma das artistas mais importantes e influentes da arte contemporânea. Ao longo de sua carreira, ela apresentou uma exploração sustentada, eloquente e provocadora da construção da identidade contemporânea e a natureza da representação, elaborada a partir da oferta ilimitada de imagens de filmes, TV, revistas, Internet e história da arte.

Para criar suas fotografias, ela assume várias funções: fotógrafa, modelo, maquiadora, cabeleireira, estilista e camareira. Com um arsenal de perucas, figurino, maquiagem, próteses e adereços, Sherman foi habilmente alterando seu físico e arredores para criar uma infinidade de quadros vivos e personagens intrigantes, de palhaça a socialite anciã.

Reunindo mais de 170 fotografias, a exposição que acontece no MoMA de New York, traça uma retrospectiva da carreira da artista a partir de meados dos anos 70 até o presente.

Entre os destaques da exposição estão sua série inovadora “Untitled Film Stills” (1977-1980), imagens em preto-e-branco que caracterizam a artista em estereotipados papéis femininos inspirados nos anos 50 e 60 de Hollywood, filme noir e Europeus art-house filmes; seus retratos históricos ornamentados (1989-90), em que a artista posa como aristocratas, clérigos e leiteiras na forma de pinturas antigas; e seus melhores retratos da sociedade (2008) que abordam a experiência e a representação do envelhecimento no contexto das obsessões contemporâneas com jovialidade e status.

A exposição irá explorar temas dominantes ao longo da carreira de Sherman, incluindo artifício e ficção; cinema e desempenho; horror e grotesco; mito, carnaval, e contos de fadas. Também estão incluídos os recentes murais fotográficos (2010), que terá sua estreia americana no MoMA. Em conjunto com a exposição, Sherman selecionou filmes da coleção do MoMA, que serão exibidos nas salas de cinema no decorrer da exposição.

Quem estiver ou for a New York, vale a pena conferir esta exposição que estará rolando até dia 11 de junho no MoMA.

matérias relacionadas

Exposição Anticorpos em São Paulo
Exposição apresenta o lado fotógrafo do escritor Juan Rulfo
Exposição Paris/New York

sobre o autor

barbara
formagio
Formada em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade (RJ) desde 2005. No seu portfolio há clientes como TIM, Unimed, Nokia, Sadia e Icatu Hartford. Trabalhou na Tátil Design por 4 anos e agora está na Cuca Design. Gosta de dançar muito, de chocolate, viajar, viajar, viajar (ama viajar! E quem não gosta?!). Adora moda e promete mergulhar de cabeça nessa área.



recomendamos

Ensaios em Design: ensino e produção de conhecimento

192 páginas

Editora Canal6, 2011
Português

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Hoje é dia do design, do designer, da valorização
Alice no País das Maravilhas
Ensaio sobre a miopia
Lucienne Day
Novas idéias para antigos problemas

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...