ArteEventosExposições

Sidney Amaral expõe em São Paulo

Se você está em São Paulo, não pode perder a exposição de Sidney Amaral que acontece de 2 a 24 de março, na Central Galeria de Arte Contemporânea.

Selecionado recentemente pelo Tamarind Institute, nos EUA, para participar do projeto Picturing Equality, o artista plástico Sidney Amaral exibe mostra individual chamada Metamorfose. A exposição reúne 15 trabalhos, entre peças em bronze e desenhos.

Para produzir esta série, Sidney teve como principal inspiração o lar como um espaço de relacionamentos em transformação. O artista apresenta uma série de esculturas feitas a partir de objetos e utensílios domésticos comuns – um copo com duas escovas de dente, um frasco de desodorante, um ralador de cozinha – que, recombinados entre si, ou com outros objetos, e fundidos em bronze, ganham nova identidade e significado. Além das peças, o artista mostra também uma série de desenhos em aquarela, lápis e nanquim sobre papel, em representações de si mesmo em diferentes situações. Uma delas é Bem me quer, na qual Sidney, usando luvas de boxe, se coloca diante de um vestido de noiva pendurado como um saco de pancadas. A guarda baixa demonstra sua impotência frente à situação.

Cínico e bem-humorado, o artista provoca o observador e o tira da zona de conforto ao mostrar objetos fora de seus contextos habituais. Sobrepostas, as peças mexem com a percepção do público ao confundir sua familiaridade com elas e expor os conflitos de um lar. Passeando pelo erótico e até pelo perverso, as obras de Metamorfose se aproximam às vezes do humor e lirismo. Ousado, Sidney Amaral também explora a violência nos utensílios que transforma, provocando uma série de impressões e reações em quem os observa.

Sobre o artista

Formado em Artes Plásticas pela FAAP, Sidney Amaral também foi aluno da artista Ana Maria Tavares no Museu Brasileiro de Escultura (Mube). Seu trabalho consiste na apropriação de objetos cotidianos e prosaicos e na sua recriação em materiais como mármore, resina, porcelana e, principalmente, bronze.

A Central Galeria de Arte Contemporânea fica na Avenida Rebouças, 1.545 – São Paulo.

matérias relacionadas

Galeria GE por uma São Paulo mais bonita
Exposição Anticorpos em São Paulo
Exibição com artistas do Canadá em São Paulo

sobre o autor

barbara
formagio
Formada em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade (RJ) desde 2005. No seu portfolio há clientes como TIM, Unimed, Nokia, Sadia e Icatu Hartford. Trabalhou na Tátil Design por 4 anos e agora está na Cuca Design. Gosta de dançar muito, de chocolate, viajar, viajar, viajar (ama viajar! E quem não gosta?!). Adora moda e promete mergulhar de cabeça nessa área.



recomendamos

Ensaios em Design, Arte, Ciência e Tecnologia

208 páginas

Editora Canal6, 2010
Português

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Jelloware, os copos comestíveis
Um belo mundo através das lentes de Oleg Oprisco
Não tenho logomarca!
Uma horta para o cenário urbano
Cartazes da Copa por Rodrigo Bessa

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...