ConceitualDesignDestaqueEventosMarca

Marca Paralímpica: espírito em movimento

Neste sábado, o comitê do Rio 2016 divulgou a marca dos Jogos Paralímpicos que também acontecerão na cidade. Assim como fez no lançamento da marca dos Jogos Olímpicos nas últimas horas de 2010, o comitê aproveitou uma ocaisão especial – a inauguração da famosa Árvore de Natal da Lagoa – para apresentar a nova marca ao público.

Essa é uma marca que expressa paixão e transformação sob a ótica do Movimento Paralímpico e seus valores: coragem, determinação, inspiração e igualdade. Uma marca que pode não apenas ser vista, mas também experimentada por meio de diversos sentidos, atingindo o maior número de pessoas, no mesmo espírito de inclusão que queremos para os Jogos”, disse o presidente do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.


Escultura da marca na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio. Créditos: Rio 2016


Os atletas Daniel Dias, Ádria dos Santos e Clodoaldo Silva. Crédito: Marcio Rodrigues/FOTOCOM.NET/CPB


Sir Philip Craven (presidente da IPC). Crédito: Marcio Rodrigues/FOTOCOM.NET/CPB

A criação é assinada pela Tátil Design de Ideias, a mesma agência que criou a marca dos Jogos Olímpicos. Segundo Fred Gelli, diretor de criação da Tátil, a marca tem a mesma pegada tridimencional que sua irmã mais velha, criada para que as pessoas possam interagir com ela. O conceito “Espírito em movimento” foi passado pela sua forma, que pode ser interpretada com alguns significados:

Para materializar a alma, utilizamos símbolos universais para aproximar pessoas: a espiral como ícone que traduz superação; o infinito, que representa a energia traduzida na garra; e o coração, signo fundamental, o centro vital de todo ser humano. A principal mensagem é que por dentro somos todos iguais. A marca tem um coração com uma certa energia especial. A marca é muito sensorial e a ideia é que seja experimentada, algo com a qual as pessoas possam interagir – Fred Gelli.

Na minha opinião, as duas marcas estão em harmonia uma com a outra, formando uma identidade forte e moderna. A sacada tridimensional que, apesar de não ser inédita em marcas, traz a possibilidade da interação real com as pessoas, deixando a contestada marca dos Jogos Olímpicos Londres 2012 na vontade. Aliás, uma prova e tanto que o design brasileiro vem crescendo e amadurecendo, chamando cada vez mais a atenção do mundo para cá.

Veja o vídeo oficial de lançamento e o vídeo dos bastidores da criação da marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016:

Via

Gostei! Gostei!

matérias relacionadas

Rio 2016
São Luís promove concorrência para criação de sua Marca Turística
Copa: Holanda e Bélgica lançam marca para canditadura

sobre o autor

thiago mano
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade/RJ desde 2005. Trabalhou nas agências Tecnopop e Tátil Design, contando no seu portfolio com trabalhos da TIM, NET, Duloren, Femmina, P&G, Shell e Bradesco. Hoje faz parte da equipe criativa da agência Conception. Gosta de fazer ilustração em Pixel Art, fotografia e viajar.

  • Wa

    Para que aqueles três riscos abaixo da marca?

  • http://www.revistadesign.com.br Thiago Mano

    É o símbolo do Comitê Paralímpico Internacional: http://www.paralympic.org/



recomendamos

Guidelines for Online Success

336 páginas

Editora Taschen, 2008
Inglês

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Carro ecologicamente correto
Re-Yo, palestra de Rejane Dal Bello & Yomar Augusto
Uma mente brilhante
Marca da Copa 2014
A Intel animada

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...