ConceitualDesignDestaqueEventosMarca

Marca Paralímpica: espírito em movimento

Neste sábado, o comitê do Rio 2016 divulgou a marca dos Jogos Paralímpicos que também acontecerão na cidade. Assim como fez no lançamento da marca dos Jogos Olímpicos nas últimas horas de 2010, o comitê aproveitou uma ocaisão especial – a inauguração da famosa Árvore de Natal da Lagoa – para apresentar a nova marca ao público.

Essa é uma marca que expressa paixão e transformação sob a ótica do Movimento Paralímpico e seus valores: coragem, determinação, inspiração e igualdade. Uma marca que pode não apenas ser vista, mas também experimentada por meio de diversos sentidos, atingindo o maior número de pessoas, no mesmo espírito de inclusão que queremos para os Jogos”, disse o presidente do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.


Escultura da marca na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio. Créditos: Rio 2016


Os atletas Daniel Dias, Ádria dos Santos e Clodoaldo Silva. Crédito: Marcio Rodrigues/FOTOCOM.NET/CPB


Sir Philip Craven (presidente da IPC). Crédito: Marcio Rodrigues/FOTOCOM.NET/CPB

A criação é assinada pela Tátil Design de Ideias, a mesma agência que criou a marca dos Jogos Olímpicos. Segundo Fred Gelli, diretor de criação da Tátil, a marca tem a mesma pegada tridimencional que sua irmã mais velha, criada para que as pessoas possam interagir com ela. O conceito “Espírito em movimento” foi passado pela sua forma, que pode ser interpretada com alguns significados:

Para materializar a alma, utilizamos símbolos universais para aproximar pessoas: a espiral como ícone que traduz superação; o infinito, que representa a energia traduzida na garra; e o coração, signo fundamental, o centro vital de todo ser humano. A principal mensagem é que por dentro somos todos iguais. A marca tem um coração com uma certa energia especial. A marca é muito sensorial e a ideia é que seja experimentada, algo com a qual as pessoas possam interagir – Fred Gelli.

Na minha opinião, as duas marcas estão em harmonia uma com a outra, formando uma identidade forte e moderna. A sacada tridimensional que, apesar de não ser inédita em marcas, traz a possibilidade da interação real com as pessoas, deixando a contestada marca dos Jogos Olímpicos Londres 2012 na vontade. Aliás, uma prova e tanto que o design brasileiro vem crescendo e amadurecendo, chamando cada vez mais a atenção do mundo para cá.

Veja o vídeo oficial de lançamento e o vídeo dos bastidores da criação da marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016:

Via

Gostei! Gostei!

matérias relacionadas

Rio 2016
São Luís promove concorrência para criação de sua Marca Turística
Copa: Holanda e Bélgica lançam marca para canditadura

sobre o autor

thiago mano
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade/RJ desde 2005. Trabalhou nas agências Tecnopop e Tátil Design, contando no seu portfolio com trabalhos da TIM, NET, Duloren, Femmina, P&G, Shell e Bradesco. Hoje faz parte da equipe criativa da agência Conception. Gosta de fazer ilustração em Pixel Art, fotografia e viajar.

  • Wa

    Para que aqueles três riscos abaixo da marca?

  • http://www.revistadesign.com.br Thiago Mano

    É o símbolo do Comitê Paralímpico Internacional: http://www.paralympic.org/



recomendamos

Esse É Meu Tipo

360 páginas

Editora Zahar, 2010
Português

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Batatinhas mais práticas e sociáveis
Dando vida à história
Fones Muse
100 cartazes de filme de terror
Canetas Pantone

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...