ArquiteturaConceitualDesignJóiasProduto

Guarde melhor sua preciosidade

É difícil vermos peças tão singulares como esta: a RG03a é um cubo de madeira concebido com o propósito de possuir no seu interior um objecto precioso.

Esta peça desenhada por Rui Grazina foi lançada em julho de 2011, numa edição especial em parceria com a Elements Contemporary Jewellery.

 Estas peças de mobiliário representam para mim, como arquiteto, peças de arquitetura numa pequena escala. Todas as peças serão autenticadas, de modo a torná-las únicas – explica Grazina.

Rui Grazina inspirou-se nas tradicionais caixas com segredo japonesas para lançar a RG03, uma nova colecção de mobiliário desenhado pelo arquiteto e designer para a SPSS, empresa que produz peças de arquitetos como Álvaro Siza ou Eduardo Souto Moura. A peça original, RG03a, tem a forma de um cubo em madeira, com as dimensões de 76 x 76 x 76 mm. O bloco exterior base aloja no seu interior três elementos, sendo um deles o coração da peça e o que esconde o objeto. O bloco exterior desta primeira peça da linha é produzido em madeira de panga-panga e o núcleo executado em madeira de pau cetim.

Rui Grazina dá assim continuidade ao trabalho iniciado em peças anteriores, em que a forma do cubo se assume como elemento conceitual preponderante.

O cubo representa, através da sua forma geometricamente perfeita, uma base para a investigação, e permite-me a criação da forma através da subtração e/ou separação de partes do seu todo – refere o autor.

Numa extremidade de um dos componentes da peça, surge um elemento executado numa chapa de prata 925 com banho de ouro 800m/m, que identifica a edição especial desta série em parceria com Nuno e Marco Santos, para a Elements Contemporary Jewellery.

Veja abaixo um vídeo de como funciona a caixa:

Sobre Rui Grazina

Rui Grazina é arquiteto e designer. Ele desenha os seus produtos, mobiliário e edifícios a partir do seu estúdio no Porto, em Portugal.

A RG02 foi uma das peças escolhidas no concurso de design para a Loja de Design do Museu Berardo, em Lisboa, em 2008. Rui Grazina foi um dos designers convidados da edição de 2009 do Remade in Portugal, em Lisboa.

As suas peças já foram vendidas para todo o mundo, estando representadas em lojas em Portugal, Itália, Alemanha, Inglaterra e Brasil.

Trabalhou como arquiteto numa vasta gama de projetos em Londres e no Porto, na sequência dos seus estudos na Faculdade de Arquitetura na Universidade do Porto. Nasceu em Maputo, Moçambique.

matérias relacionadas

Rewashlamp
A alma das cidades ilustrada por Beatriz Lamanna
Cubo de chocolate

sobre o autor

barbara
formagio
Formada em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade (RJ) desde 2005. No seu portfolio há clientes como TIM, Unimed, Nokia, Sadia e Icatu Hartford. Trabalhou na Tátil Design por 4 anos e agora está na Cuca Design. Gosta de dançar muito, de chocolate, viajar, viajar, viajar (ama viajar! E quem não gosta?!). Adora moda e promete mergulhar de cabeça nessa área.



recomendamos

O Fator VDM - Um guia antidesastres em projetos criativos

152 páginas

Editora Ima Editorial, 2011
Português

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

As ilustrações de Destiny Blue
Creative License #66 – Despedida Final
Getty Center e Getty Villa
Nós “apagamos” o site na Hora do Planeta
Anima Mundi 2009

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...