AnimaçãoDesignDestaqueEventosMarcaProgramas de TVVideografismo

A identidade visual da Copa América 2011

Em julho passado, assistimos ao time de Neymar, Ganso, Elano & cia. ser eliminado da Copa América e jogar um balde de água fria em nossa esperança para a Copa do Mundo de 2014, que será sediada aqui em terras tupiniquins.

Na ocasião, confesso que não me atentei para a identidade visual utilizada na transmissão do campeonato, apresentada para 280 países em todo o mundo, além de transmissão via streaming ao vivo no Youtube, mas não para quem acompanhou os jogos pela Globo, já que eles utilizaram suas próprias artes, além daquela vergonha alheia dos jogadores dando um passo à frente e fazendo um joinha para a câmera (lembra?). Pois bem, a identidade visual oficial foi assinada pelo estúdio Superlativ, fundado na Califórnia por dois brasileiros – Marcel Ziul e Marcos Vaz, divulgada apenas agora por questões contratuais.

Nos só tínhamos a logo do evento como briefing de criação principal e ponto de partida para o processo criativo. A partir dos elementos da logo, a bandeira estilizada da Argentina ligada a uma bola de futebol com a imagem da América Latina, criamos as combinações de cores principais e a ideia de trabalhar com tecidos, que era algo que já estávamos dispostos a trabalhar anteriormente, mas ainda precisávamos encontrar um conceito para o pacote completo, como uma ideia, algo que poderia “amarrar” todo o pacote de maneira agradável e eficiente – Estúdio Superlativ

Eles fizeram uma ampla pesquisa sobre futebol, edições anteriores da Copa América, o país sede (Argentina) e os países que participariam do evento. Com base nessa pesquisa, perceberam que o slogan “unidos” era o elemento mais preciso e forte para representar esse evento.


Esquema de cores da identidade visual

A maioria dos fãs de futebol possui bandeiras diferentes com cores e padrões distintos, cada uma delas representando suas equipes ou seus países. A bandeira ainda é o principal elemento identificável relacionado aos fãs em todos os esportes. Nossa ideia era reunir bandeiras que representam os países na grande arena do futebol – Estúdio Superlativ

A padronagem foi outro detalhe importante no projeto. Os padrões estão por toda parte: tecidos, tijolos e pinturas. O estúdio pesquisou e selecionou alguns padrões como o grafismo utilizado pelos maias/astecas aos desenhos da calçada de Copacabana. A ideia de usar os padrões era adicionar algo único e um significado para as bandeiras.

Para dar vida ao projeto, foram utilizadas duas plataformas 3D diferentes: Maya para os cálculos de dinâmicas mais pesadas, como as cenas do estádio, e Cinema 4D para as peças menores. Segundo eles, era crucial manter o render de cada cena idêntico.


Quem dera tivesse sido esta a final do campeonato…

Acho que o projeto ficou muito interessante, particularmente as vinhetas da escalação dos times e highlights. A solução de utilizar as bandeiras como elemento principal não é inédita, mas ficou bem resolvida com a interferência dos padrões característicos de cada país. O estúdio Superlativ fez bonito, diferente da seleção de Mano Menezes.

Saiba mais do projeto no site do estúdio. E você, o que achou do projeto?

Gostei! 5

matérias relacionadas

Identidade Visual da Final da UEFA 2012
Identidade visual COP15
Nova identidade visual do canal GNT: evolução que acompanha seu público

sobre o autor

thiago mano
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade/RJ desde 2005. Trabalhou nas agências Tecnopop e Tátil Design, contando no seu portfolio com trabalhos da TIM, NET, Duloren, Femmina, P&G, Shell e Bradesco. Hoje faz parte da equipe criativa da agência Conception. Gosta de fazer ilustração em Pixel Art, fotografia e viajar.

  • Aires Humberto

    Observação , Time do Neymar , Ganso e Elano é o SANTOS ………..Que jogou e Ganho a Copa Libertadores 2011 , o time que Disputo a Copa américa e foi eliminada de forma ( melhor nem comentar ) é a Seleção do Brasil comandada pelo Corinthiano Mano Menezes …….

  • Dosaag

    Caramba, nem aqui me vejo livre destas discussões infantis… Bom post, Thiago.



recomendamos

Los Logos 4

568 páginas

Editora Dvg, 2008
Bilingue

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Anima Mundi 2010
Uma homenagem a Bill Murray
Concurso Casulo adiado: ainda dá tempo de participar!
ColorAdd, um sistema de identificação de cores para daltônicos
Gestão estratégica do Design, o livro

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...