DesignDestaque

Hoje é dia do design, do designer, da valorização


Uma das imagens que compartilhamos no Facebook em comemoração ao dia 05/11.

05 de novembro, dia do nacional do design, do designer, da profissão, do nascimento de Aloísio Magalhães e, acima de tudo, da valorização de uma profissão que, dia após dia, se mostra tão importante para nossa sociedade.

Não, designer não é Deus e não quer ser o centro das atenções. Muito se discute o fato dos designers reclamarem, chorarem pelos cantos, querendo valorização, reconhecimento, respeito ao seu trabalho, remuneração justa e regulamentação de sua profissão. Ora, não está errado. Numa sociedade que prega direitos iguais, por que não podemos ter nossa profissão regulamentada como outras já foram? Lembro que a publicidade, por exemplo, é regulamentada desde 1965.

É uma questão de justiça. É uma questão de respeito. Sugiro uma lida neste post do designer Freddy Van Camp que expõem alguns argumentos a favor da regulamentação. Além disso, caso você não saiba, está tramitando no Congresso Nacional o Projeto de Lei Nº 1391/2011 apresentado em 15/08/2011, que regulamenta a profissão de designer. Há também uma página no Facebook que aborda o tema e acompanha o andamento do processo.

Aproveitando a data, lançamos no início desta semana uma campanha bem-humorada na nossa página do Facebook, brincando com alguns temas que sempre rodeiam nossa profissão. Todos existem, muitos de nós já passaram por isso, mas a ideia central é aproveitar o dia 05 para chamar atenção para esta “causa”. Teve gente que levou ao pé da letra: “Meu sobrinho é designer, e agora?” ou “É dia do Designer, não do Design!”. Não é isso que está em foco. Usamos esse recurso para chamar a atenção ao tema principal – a valorização do design – e para que esse dia não passasse de um simples “Parabéns, designers!” mas que fomentasse uma discussão sobre o tema. E foi isso que aconteceu, com várias pessoas comentando e opinando. Se você não viu ainda, dá um pulinho lá. ;)

Por fim, parabéns a todos os profissionais de design. Que cada um saiba se valorizar, pregue a valorização de seu ofício e, todos unidos, consigamos direitos que profissionais de outras áreas possuem há algum tempo.

Gostei! 7

matérias relacionadas

World Communication Design Day
Hoje é seu dia
Parabéns, designers!

sobre o autor

thiago mano
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade/RJ desde 2005. Trabalhou nas agências Tecnopop e Tátil Design, contando no seu portfolio com trabalhos da TIM, NET, Duloren, Femmina, P&G, Shell e Bradesco. Hoje faz parte da equipe criativa da agência Conception. Gosta de fazer ilustração em Pixel Art, fotografia e viajar.



recomendamos

Los Logos 4

568 páginas

Editora Dvg, 2008
Bilingue

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Animais em grafite
Mapa do metrô de Londres: um clássico do design
Consciência Negra promove a criação de cartazes
Alice no País das Maravilhas
Carimbos de aprovação

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...