DesignExposiçõesJóiasModaProduto

Joias brasileiras em exposição na Inglaterra

Para quem está na Inglaterra, ou pretende ir para lá, está em cartaz em Barnsley, a exposição Jewels From Brazil, que reúne o trabalho de dezessete artistas brasileiros de sete estados do país – São Paulo, Pernambuco, Distrito Federal, Ceará, Tocantins, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A mostra está no The Civic, paralelamente à exposição (+55)Brazil. As próximas paradas são as cidades britânicas de Sleaford e Wimborne.

Entre as criações expostas, a combinação de dois pólos – o natural e o artificial – afirma o brasileirismo das joias selecionadas. De um lado, materiais naturais – não somente as pedras preciosas brasileiras e os metais como ouro e prata, mas também sementes de árvores da Amazônia, fibras de palmeiras das praias do Nordeste e até couro de peixes dos rios. De outro, materiais que vêm do lixo, como as garrafas de plástico usadas para engarrafar água.Vale ressaltar que, antes de se popularizar mundialmente, a prática de reaproveitamento de resíduos é tradicionalmente comum entre o povo brasileiro, principalmente pela base econômica do país. Como afirmou Buckminster Fuller nos anos 1960, o lixo é o único recurso em contínua expansão no planeta – e se o teórico norte-americano tivesse visitado o Brasil, ele teria conhecido um povo que já praticava a ecologia antes mesmo da palavra existir no dicionário. E, ainda que o recente crescimento econômico tenha afetado esta postura, a popularidade da reutilização voltou à tona devido a larga consciência ambiental difundida mundialmente.

Novo conceito

A biodiversidade brasileira fornece um grande número de matérias-primas naturais, muitas das quais estudadas recentemente e só agora utilizadas como alternativas. Além da nova construção, as joias brasileiras apresentam uma nova maneira de interação com o corpo humano através de objetos com novos formatos.

Em ‘Jewels From Brazil’, a inventividade popular e a riqueza de recursos brasileiros se unem para enaltecer um momento de grande criatividade da nação verde-amarela, que mostra a silhueta de sua identidade através da multiplicidade nas criações e nos materiais escolhidos.

Informações

The Civic, Barnsley: 10 de setembro a 29 de outubro.
Hanson St, Barnsley, South Yorkshire S70 2HZ.
www.barnsleycivic.co.uk

The National Centre for Craft & Design – The Roof Gallery, Sleaford: 12 de novembro a 8 de janeiro de 2012
Navigation Wharf, Carre St, Sleaford, Lincolnshire, NG34 7TW.
www.thehubcentre.info

Walford Mill Crafts – The Philip Goulden Gallery, Wimborne: 14 de janeiro a 26 de fevereiro de 2012
Stone Ln, Wimborne, Dorset BH21 1NL.
www.walfordmillcrafts.co.uk

Via Assessoria de Imprensa

Gostei! Gostei!

matérias relacionadas

Exposição Anticorpos em São Paulo
Exposição Vik Muniz
Jóias diferentes

sobre o autor

barbara
formagio
Formada em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade (RJ) desde 2005. No seu portfolio há clientes como TIM, Unimed, Nokia, Sadia e Icatu Hartford. Trabalhou na Tátil Design por 4 anos e agora está na Cuca Design. Gosta de dançar muito, de chocolate, viajar, viajar, viajar (ama viajar! E quem não gosta?!). Adora moda e promete mergulhar de cabeça nessa área.



recomendamos

Ensaios em Design: ensino e produção de conhecimento

192 páginas

Editora Canal6, 2011
Português

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Creative License #41 – Piscina Segura
Aquarela de Mary Doodles
Domsai
V Semana do Design da ESPM
Ilustrações fantásticas

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...