
Nova marca da Fetranspor
Estava vendo TV esta semana e reparei na nova marca da Fetranspor. Achei moderninha – apesar de achar que a solução está um tanto simplória – e resolvi mostrá-la aqui para vocês.
Não consegui descobrir qual escritório/agência foi a criadora da marca. Mas Lélis Marcos Teixeira – presidente da Fetranspor – defende seu ponto de vista para esta nova marca:
Todos convivemos, nesta sociedade de consumo, comum a série de marcas. Palavras, siglas ou desenhos, conhecidos como logomarcas (símbolo + nome) ou logotipos (apenas nome)*, nos remetem a ideias e conceitos, e servem para identificar produtos e serviços. Mas são muito mais do que apenas uma imagem. Refletem tudo o que está por trás do produto ou serviço que simbolizam. No mundo moderno, são cada vez mais valorizadas, pois constituem uma forma fácil e rápida de levar o consumidor a tomar uma decisão. Ao se deparar com aquele símbolo visual, o comprador sabe imediatamente se o produto é confiável ou não, de qualidade superior ou mediana, se é mais ou menos caro etc. Mas não é só isso: ao ver uma marca, o indivíduo acessa todas as informações armazenadas em sua mente quanto à organização a quese refere. Valores, cultura da empresa, sua imagem perante a sociedade, empreendimentos bem ou mal sucedidos, ações de grande magnitude social, enfim, tudo o que conhece sobre ela vai ser lembrado, mesmo que de forma muito sutil.
As marcas também envelhecem, se desgastam, tais como as ideias, conceitos e pessoas. Mudam, com o tempo. Quando uma empresa modifica seu comportamento, a marca precisa refletir essa nova realidade. Então, é preciso recriá-la, para que recupere seu poder de comunicação. A Fetranspor, ao longo demais de meio século de existência, mudou muito sua forma de atuação, cresceu, ajudou o sistema que representa a se modernizar, criou ações voltadas para proteção do meio ambiente, para geração de conhecimento, enfim, era preciso ter uma marca que representasse esta nova Federação. E foi criada a logomarca, que vocês vão ver cada vez mais associada a todas as ações voltadas para a mobilidade com qualidade. Ela representa tudo o que interessa ao empresário e ao rodoviário, que fazem o nosso sistema funcionar. Neste periódico, assim como em outras publicações e em projetos de mobilidade, tecnologia do transporte, educação ou capacitação profissional para este sistema, nossa nova marca estará presente. Depende também de você que ela só lembre à população coisas boas: um serviço bem prestado, por profissionais educados e competentes, responsáveis pelo deslocamento de quase toda a população deste Estado.
*A definição que Lélis usa para o redesenho da marca da Fetranspor, na nossa opinião (veja matéria sobre definições de marca), está equivocada.
Além da nova marca, você também pode conferir as peças publicitárias que serão utilizadas na campanha de comunicação da nova marca Fetranspor. Cada peça representa um local especial no Rio de janeiro, o qual está relacionado com uma via e com a nova marca. Veja abaixo:
E você, o que achou da nova identidade?
sobre o autor
formagio



-
Dudu Torres
-
Leo Mendes
recomendamos

Latin American Graphic Design
Editora Taschen, 2008
Multilingue


debate atual
Criação vs Produtividade
matérias randômicas
flickr
arquivo
creative license
enquete
- Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.
feedback
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!