DesignDestaqueMarcaProgramas de TVVideografismo

Nova identidade visual do canal GNT: evolução que acompanha seu público

Clique para ampliar

Ok, o canal GNT da Globosat já lançou há algum tempo suas novas grade de programação e identidade visual – em março deste ano –, mas vale dar uma olhada com um pouco mais de calma no bom trabalho que a equipe criativa do canal desenvolveu.

O GNT foi criado em 1991 mas foi a partir de 2003 que adotou a mulher como seu público-alvo principal. Desde então, dá preferência em sua grade programas sobre moda, comportamento, gastronomia e bem-estar.

Clique para ampliar

As novas mudanças são resultado de uma pesquisa qualitativa realizada pelo GNT em 2010, em cinco estados, com cerca de 400 mulheres das classes AB, de 25 a 49 anos. Assim, o canal resolveu dar um tapa no visual e mudar sua grade de programação, acrescentando novos temas como relacionamento, decoração e maternidade.

Na minha opinião, a marca ficou mais leve e dinâmica, além de ter uma aplicação ótima – não só de leiturabilidade mas de legibilidade também. Há melhorias no desenho das letras, correção de alguns defeitos que existiam na versão anterior e, graças à Deus, a exclusão do círculo que envolvia a sigla.

Clique para ampliar

Clique para ampliar

A identidade visual está caprichada também. A tipografia foi bem escolhida, podemos ver que se comporta bem na tela, mesmo reduzida ou em variação mais fina. As cores são vibrantes, mantendo o astral que o canal já possui e as aplicações nas vinhetas e chamadas ficaram bem diferentes. Enfim, o conjunto funciona e dá um ar mais humano, aproximando o canal da mulher moderna, multitarefas e não tão perfeita assim. A marca e identidade visual anteriores, a meu ver, tentavam passar sofisticação e elegância demais, talvez não se identificando tanto assim com o público que realmente assiste o canal.

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Confesso que tenho uma certa queda para design e identidade visuais de canais, videografismos em filmes etc, e chego a dar um sorriso de satisfação quando vejo um trabalho assim, bem executado. Ah, made in Brazil.

Gostei! 5

matérias relacionadas

Nova identidade visual da Air France
Agência brasileira cria nova identidade visual Global da LUX
Nova marca e universo visual do Sítio do Picapau Amarelo

sobre o autor

thiago mano
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade/RJ desde 2005. Trabalhou nas agências Tecnopop e Tátil Design, contando no seu portfolio com trabalhos da TIM, NET, Duloren, Femmina, P&G, Shell e Bradesco. Hoje faz parte da equipe criativa da agência Conception. Gosta de fazer ilustração em Pixel Art, fotografia e viajar.

  • Rodrigo Bessa

    Vc sabe quem fez a nova identidade, Thiago?

  • http://www.revistadesign.com.br/ Thiago Mano

    Bessa, foi feita pela própria equipe de criação da Globosat.

  • http://www.revistadesign.com.br/ Barbara Formagio

    Eu sou suspeita para falar, já que adoro este canal. Mas eu achei a nova identidade bem legal mesmo. Detalhes sutis que fizeram toda a diferença!

  • http://blogtelevisual.com André Luiz Sens

    Projeto realmente excepcional! Mais informações sobre esse projeto, incluindo uma entrevista exclusiva com o pessoal responsável pela criação, podem ser vistos no blog Televisual: http://bit.ly/exmdrs

  • http://twitter.com/diogotonini Diogo Tonini

    Como faz esse quadro todo fosco no PS.
    gostaria de incluir ele em um anuncio e o sólido em multiply com gaussian blur nao funciona



recomendamos

Pens Are My Friends

310 páginas

Editora IdN, 2008
Inglês

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Beleza submersa
Botão 2.0, uma boa solução para quem usa fones de ouvido
Paper Tiger Products
Rolex e Popeye: a brincadeira que vale milhares
Post-it também é arte

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...