DesignDestaqueMarcaProgramas de TVVideografismo

Nova identidade visual do canal GNT: evolução que acompanha seu público

Clique para ampliar

Ok, o canal GNT da Globosat já lançou há algum tempo suas novas grade de programação e identidade visual – em março deste ano –, mas vale dar uma olhada com um pouco mais de calma no bom trabalho que a equipe criativa do canal desenvolveu.

O GNT foi criado em 1991 mas foi a partir de 2003 que adotou a mulher como seu público-alvo principal. Desde então, dá preferência em sua grade programas sobre moda, comportamento, gastronomia e bem-estar.

Clique para ampliar

As novas mudanças são resultado de uma pesquisa qualitativa realizada pelo GNT em 2010, em cinco estados, com cerca de 400 mulheres das classes AB, de 25 a 49 anos. Assim, o canal resolveu dar um tapa no visual e mudar sua grade de programação, acrescentando novos temas como relacionamento, decoração e maternidade.

Na minha opinião, a marca ficou mais leve e dinâmica, além de ter uma aplicação ótima – não só de leiturabilidade mas de legibilidade também. Há melhorias no desenho das letras, correção de alguns defeitos que existiam na versão anterior e, graças à Deus, a exclusão do círculo que envolvia a sigla.

Clique para ampliar

Clique para ampliar

A identidade visual está caprichada também. A tipografia foi bem escolhida, podemos ver que se comporta bem na tela, mesmo reduzida ou em variação mais fina. As cores são vibrantes, mantendo o astral que o canal já possui e as aplicações nas vinhetas e chamadas ficaram bem diferentes. Enfim, o conjunto funciona e dá um ar mais humano, aproximando o canal da mulher moderna, multitarefas e não tão perfeita assim. A marca e identidade visual anteriores, a meu ver, tentavam passar sofisticação e elegância demais, talvez não se identificando tanto assim com o público que realmente assiste o canal.

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Confesso que tenho uma certa queda para design e identidade visuais de canais, videografismos em filmes etc, e chego a dar um sorriso de satisfação quando vejo um trabalho assim, bem executado. Ah, made in Brazil.

Gostei! 5

matérias relacionadas

Agência brasileira cria nova identidade visual Global da LUX
Nova identidade visual da Air France
Nova marca e universo visual do Sítio do Picapau Amarelo

sobre o autor

thiago mano
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade/RJ desde 2005. Trabalhou nas agências Tecnopop e Tátil Design, contando no seu portfolio com trabalhos da TIM, NET, Duloren, Femmina, P&G, Shell e Bradesco. Hoje faz parte da equipe criativa da agência Conception. Gosta de fazer ilustração em Pixel Art, fotografia e viajar.

  • Rodrigo Bessa

    Vc sabe quem fez a nova identidade, Thiago?

  • http://www.revistadesign.com.br/ Thiago Mano

    Bessa, foi feita pela própria equipe de criação da Globosat.

  • http://www.revistadesign.com.br/ Barbara Formagio

    Eu sou suspeita para falar, já que adoro este canal. Mas eu achei a nova identidade bem legal mesmo. Detalhes sutis que fizeram toda a diferença!

  • http://blogtelevisual.com André Luiz Sens

    Projeto realmente excepcional! Mais informações sobre esse projeto, incluindo uma entrevista exclusiva com o pessoal responsável pela criação, podem ser vistos no blog Televisual: http://bit.ly/exmdrs

  • http://twitter.com/diogotonini Diogo Tonini

    Como faz esse quadro todo fosco no PS.
    gostaria de incluir ele em um anuncio e o sólido em multiply com gaussian blur nao funciona



recomendamos

Logo Design, Vol. 2

384 páginas

Editora Taschen, 2009
Inglês

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

R Natal
Rain: a chuva estática
Nova identidade visual da Air France
Carimbos de aprovação
Papel de parede divertido

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...