
Nova identidade visual do canal GNT: evolução que acompanha seu público
Ok, o canal GNT da Globosat já lançou há algum tempo suas novas grade de programação e identidade visual – em março deste ano –, mas vale dar uma olhada com um pouco mais de calma no bom trabalho que a equipe criativa do canal desenvolveu.
O GNT foi criado em 1991 mas foi a partir de 2003 que adotou a mulher como seu público-alvo principal. Desde então, dá preferência em sua grade programas sobre moda, comportamento, gastronomia e bem-estar.
As novas mudanças são resultado de uma pesquisa qualitativa realizada pelo GNT em 2010, em cinco estados, com cerca de 400 mulheres das classes AB, de 25 a 49 anos. Assim, o canal resolveu dar um tapa no visual e mudar sua grade de programação, acrescentando novos temas como relacionamento, decoração e maternidade.
Na minha opinião, a marca ficou mais leve e dinâmica, além de ter uma aplicação ótima – não só de leiturabilidade mas de legibilidade também. Há melhorias no desenho das letras, correção de alguns defeitos que existiam na versão anterior e, graças à Deus, a exclusão do círculo que envolvia a sigla.
A identidade visual está caprichada também. A tipografia foi bem escolhida, podemos ver que se comporta bem na tela, mesmo reduzida ou em variação mais fina. As cores são vibrantes, mantendo o astral que o canal já possui e as aplicações nas vinhetas e chamadas ficaram bem diferentes. Enfim, o conjunto funciona e dá um ar mais humano, aproximando o canal da mulher moderna, multitarefas e não tão perfeita assim. A marca e identidade visual anteriores, a meu ver, tentavam passar sofisticação e elegância demais, talvez não se identificando tanto assim com o público que realmente assiste o canal.
Confesso que tenho uma certa queda para design e identidade visuais de canais, videografismos em filmes etc, e chego a dar um sorriso de satisfação quando vejo um trabalho assim, bem executado. Ah, made in Brazil.
matérias relacionadas
sobre o autor



-
Rodrigo Bessa
-
http://blogtelevisual.com André Luiz Sens
-
http://twitter.com/diogotonini Diogo Tonini
recomendamos

Illustration Now, Vol. 2
Editora Taschen, 2007
Multilingue


debate atual
Criação vs Produtividade
matérias randômicas
flickr
arquivo
creative license
enquete
- Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.
feedback
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!