DesignEducacionalEventosMercado de trabalho

Vende-se Design: Autopromoção e portfólio para profissionais criativos

Clique para ampliar

Hoje, 26/07, acontece na PUC RJ o lançamento do livro Vende-se Design: Autopromoção e portfólio para profissionais criativos, do designer e professor Bruno Porto. Este é o segundo livro da coleção “Manual do Freela”, lançado pela Editora 2AB.

Bruno montou um guia para ajudar profissionais criativos – designers, ilustradores, publicitários, fotógrafos etc. – a venderem seu peixe. O livro reúne sugestões para montagem e apresentação de portfólio, preparação de currículo e networking, como abordar possíveis clientes, o que fazer (e o que não fazer) para aparecer na mídia, cuidados com sua reputação, e as vantagens de participar de competições, publicações e associações profissionais.

Alguns dos mais bem-sucedidos profissionais do país comentam uma seleção de cases e estratégias para tornar seu negócio conhecido no mercado. Depoimentos e dicas de Ricardo Leite, Julius Wiedemann, Gilberto Strunck, Erik Spiekermann, Billy Bacon, Gustavo Piqueira, Luli Radfahrer, Hiro Kawahara, Orlando Pedroso, Carol Hoffmann, Renato Alarcão, Marcelo Albagli, Michel Lent Schwartzman e André Stolarski, entre outros.

Se estiver no Rio de Janeiro e estiver disponibilidade, não deixe de dar um pulinho lá. Além de poder comprar o livro, ainda tem chance de bater um papo com o autor, gente finíssima, bem-humorado, além de ser um excelente profissional. Fica a dica.

Sobre o autor

Bruno Porto é designer gráfico pós-graduado em marketing e gestão empresarial, autor de livros e artigos sobre design e ilustração, educador e consultor. Atualmente é membro do Conselho Diretor da Sociedade dos Ilustradores do Brasil – SIB e do Conselho de Ética da Associação dos Designers Gráficos – ADG Brasil, da qual foi coordenador e diretor entre 2002-2006. Com trabalhos publicados, premiados e expostos na América do Sul e na do Norte, Europa e Ásia, frequentemente julga premiações e organiza eventos de design. Professor da UniverCidade, no Rio de Janeiro (onde lecionou a disciplina Portfólio por cinco anos e coordenou o Núcleo de Ilustração do Instituto de Artes Visuais), entre 1996-2006, e do Raffles Design Institute, em Xangai, entre 2006-2010.

Sobre o livro

Vende-se Design: Autopromoção e portfólio para profissionais criativos.
Coleção Manual do Freela, 2AB Editora.

Autor: Bruno Porto. Prefácio de Luli Radfahrer
Data: 26 de julho de 2011
Hora: 18h30
Local: PUC Rio
Preço: R$29,90

Gostei! 1

matérias relacionadas

Brasilidade no Design: Bandeira, BR e Aloisio Magalhães
Semana Design PUC-Rio
Desenvolvendo um portfolio eficiente

sobre o autor

thiago mano
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade/RJ desde 2005. Trabalhou nas agências Tecnopop e Tátil Design, contando no seu portfolio com trabalhos da TIM, NET, Duloren, Femmina, P&G, Shell e Bradesco. Hoje faz parte da equipe criativa da agência Conception. Gosta de fazer ilustração em Pixel Art, fotografia e viajar.

  • http://blogdoraupp.blogspot.com Jeferson Raupp

    Olá Tiago,
    Primeira mente parabéns pelo artigo ele ficou nota 11!!! Será que eu poderia reaproveitá-lo em meu blog?
    Estou buscando alguns artigos para o meu blog de design que estou desenvolvendo dê uma olhada em blogdoraupp.blogspot.com.

  • http://www.revistadesign.com.br/ Thiago Mano

    Olá Jeferson, que bom que gostou! Você pode aproveitar o post, desde que não seja uma cópia total (utilize-o como referência e não cole o post no seu blog) e mencione a fonte. Grande abraço!

  • Lya Martinelli

    Olá, meu nome é Lya e sou estudante de Design Gráfico em São Paulo e fiquei interessada no livro. Gostaria de saber se a venda é feita exclusivamente na PUC Rio ou se teria como me mandar um exemplar por sedex e eu faço o depósito…Estou começando a montar meu portfolio e acho que seria util. Muito Obrigada e parabéns. Se preferir falamos sobre isso por e-mail.

  • http://www.amenidadesdodesign.com.br Carol Hoffmann

    … Mencionar a fonte é muito importante… sempre!!

  • http://www.revistadesign.com.br/ Thiago Mano

    Lya, veja no próprio site da Editora 2AB (www.2ab.com.br). Eles vendem por lá e entregam em todo o Brasil.

  • Lya Martinelli

    Muito Obrigada! sucesso…

  • http://www.facebook.com/robertamix Roberta Laranja

    O Manual do Freela “Quanto custa meu design?” de André Beltrão foi extremamente proveitoso, mas “Vende-se design” de Bruno Porto não me acrescentou nada que eu já não soubesse ou considerasse útil como web designer.



recomendamos

Package Design Now!

416 páginas

Editora Taschen, 2008
Multilingue

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Anel giratório
Quando o efêmero é materializado
The Fun Theory
Cartazes que vão além do visual
Starbucks também é moda

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...