DesignEducacionalEventosMercado de trabalho

Vende-se Design: Autopromoção e portfólio para profissionais criativos

Clique para ampliar

Hoje, 26/07, acontece na PUC RJ o lançamento do livro Vende-se Design: Autopromoção e portfólio para profissionais criativos, do designer e professor Bruno Porto. Este é o segundo livro da coleção “Manual do Freela”, lançado pela Editora 2AB.

Bruno montou um guia para ajudar profissionais criativos – designers, ilustradores, publicitários, fotógrafos etc. – a venderem seu peixe. O livro reúne sugestões para montagem e apresentação de portfólio, preparação de currículo e networking, como abordar possíveis clientes, o que fazer (e o que não fazer) para aparecer na mídia, cuidados com sua reputação, e as vantagens de participar de competições, publicações e associações profissionais.

Alguns dos mais bem-sucedidos profissionais do país comentam uma seleção de cases e estratégias para tornar seu negócio conhecido no mercado. Depoimentos e dicas de Ricardo Leite, Julius Wiedemann, Gilberto Strunck, Erik Spiekermann, Billy Bacon, Gustavo Piqueira, Luli Radfahrer, Hiro Kawahara, Orlando Pedroso, Carol Hoffmann, Renato Alarcão, Marcelo Albagli, Michel Lent Schwartzman e André Stolarski, entre outros.

Se estiver no Rio de Janeiro e estiver disponibilidade, não deixe de dar um pulinho lá. Além de poder comprar o livro, ainda tem chance de bater um papo com o autor, gente finíssima, bem-humorado, além de ser um excelente profissional. Fica a dica.

Sobre o autor

Bruno Porto é designer gráfico pós-graduado em marketing e gestão empresarial, autor de livros e artigos sobre design e ilustração, educador e consultor. Atualmente é membro do Conselho Diretor da Sociedade dos Ilustradores do Brasil – SIB e do Conselho de Ética da Associação dos Designers Gráficos – ADG Brasil, da qual foi coordenador e diretor entre 2002-2006. Com trabalhos publicados, premiados e expostos na América do Sul e na do Norte, Europa e Ásia, frequentemente julga premiações e organiza eventos de design. Professor da UniverCidade, no Rio de Janeiro (onde lecionou a disciplina Portfólio por cinco anos e coordenou o Núcleo de Ilustração do Instituto de Artes Visuais), entre 1996-2006, e do Raffles Design Institute, em Xangai, entre 2006-2010.

Sobre o livro

Vende-se Design: Autopromoção e portfólio para profissionais criativos.
Coleção Manual do Freela, 2AB Editora.

Autor: Bruno Porto. Prefácio de Luli Radfahrer
Data: 26 de julho de 2011
Hora: 18h30
Local: PUC Rio
Preço: R$29,90

Gostei! 1

matérias relacionadas

Brasilidade no Design: Bandeira, BR e Aloisio Magalhães
Semana Design PUC-Rio
Desenvolvendo um portfolio eficiente

sobre o autor

thiago mano
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade/RJ desde 2005. Trabalhou nas agências Tecnopop e Tátil Design, contando no seu portfolio com trabalhos da TIM, NET, Duloren, Femmina, P&G, Shell e Bradesco. Hoje faz parte da equipe criativa da agência Conception. Gosta de fazer ilustração em Pixel Art, fotografia e viajar.

  • http://blogdoraupp.blogspot.com Jeferson Raupp

    Olá Tiago,
    Primeira mente parabéns pelo artigo ele ficou nota 11!!! Será que eu poderia reaproveitá-lo em meu blog?
    Estou buscando alguns artigos para o meu blog de design que estou desenvolvendo dê uma olhada em blogdoraupp.blogspot.com.

  • http://www.revistadesign.com.br/ Thiago Mano

    Olá Jeferson, que bom que gostou! Você pode aproveitar o post, desde que não seja uma cópia total (utilize-o como referência e não cole o post no seu blog) e mencione a fonte. Grande abraço!

  • Lya Martinelli

    Olá, meu nome é Lya e sou estudante de Design Gráfico em São Paulo e fiquei interessada no livro. Gostaria de saber se a venda é feita exclusivamente na PUC Rio ou se teria como me mandar um exemplar por sedex e eu faço o depósito…Estou começando a montar meu portfolio e acho que seria util. Muito Obrigada e parabéns. Se preferir falamos sobre isso por e-mail.

  • http://www.amenidadesdodesign.com.br Carol Hoffmann

    … Mencionar a fonte é muito importante… sempre!!

  • http://www.revistadesign.com.br/ Thiago Mano

    Lya, veja no próprio site da Editora 2AB (www.2ab.com.br). Eles vendem por lá e entregam em todo o Brasil.

  • Lya Martinelli

    Muito Obrigada! sucesso…

  • http://www.facebook.com/robertamix Roberta Laranja

    O Manual do Freela “Quanto custa meu design?” de André Beltrão foi extremamente proveitoso, mas “Vende-se design” de Bruno Porto não me acrescentou nada que eu já não soubesse ou considerasse útil como web designer.



recomendamos

Cold War Modern: Design 1945-1970

320 páginas

Editora Victoria & Albert Museum, 2008
Inglês

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Anel para unhas
Cartões de visita
Redesign: related
História da comunicação
Creative License #2 – Óculos Pantone

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...