CríticaDesignDestaqueEducacionalEstratégiaMarcaNegócios

Gestão estratégica do Design, o livro

Revistade2ign_Artigo06_LivroGestaoEstrategicaDesign

Lançado no Brasil ano passado e escrito por Robert Brunner (ex-diretor de design industrial da Apple e Fundador da Ammunition) e Stewart Emery (co-autor do best seller Sucess Built to Last e consultor na lendária campanha “não tem preço” da MasterCard), o livro conta com uma estrutura editorial bastante didática e apresenta em seus capítulos iniciais argumentos sobre o valor do design e a importância de se manter uma visão crítica sobre o posicionamento de negócios.

Enfatizando que o equilibrio entre necessidade, funcionalidade e desejo é a base para gerar produtos ou serviços pelos quais consumidores e usuários estarão dispostos a pagar, o livro define de forma eficiente o que é de fato uma empresa voltada para design, exemplificando por meio de apresentação de casos como o modelo de negócios do Cirque du Soleil, a experiência de marca e serviços criados pela Whole Foods, IKEA e Hotel W, e produtos envolvendo empresas de menor porte como os refrigerantes da Jones Soda Company ou de maior porte como o VapoRub da Vicks, todos descritos de forma leve porém não superficial.

Comparando casos de sucesso com ações e projetos mal-sucedidos e esclarecendo que ser voltado para design não significa apenas desenvolver produtos que tenham uma forma diferente, mas sim que realmente apresentem diferenças em sua inovação, os autores deixam claro que mesmo as empresas de sucesso também cometem falhas e que é a capacidade em perceber, aceitar e corrigir seus erros, os mantém competitivos a longo prazo.

Um ponto forte que deve ser destacado é a clareza com que são apresentados alguns aspectos que definem as características de uma marca e consequentemente a relação entre sua reputação e o valor percebido pelo público.

Gestão Estratégica do Design apresenta argumentos e exemplos de como negócios bem estruturados revelam vantagens competitivas quando alinham design à sua estratégia e cultura comercial. O que torna sua leitura indispensável não apenas aos designers e empresários, mas a todo profissional interessado em perceber o valor desta disciplina.

Até a próxima…

Gestão Estratégica do Design – Como um Ótimo Design Fará as Pessoas Amarem sua Empresa
Autores – Robert Brunner e Stewart Emery
Editora – M. Books
ISBN – 9788576800842

matérias relacionadas

Palestra sobre design de serviços com Oliver King
Brasil Design Week 2010
Gestão de horas

sobre o autor

guilherme howat
Desenhista Industrial experiente em planejamento, gerenciamento e desenvolvimento de projetos para os meios impresso e digital.

Foi professor na Faculdade CCAA, no SENAI-RJ e na Universidade Estácio de Sá.

É sócio no segmento de design gráfico da 288, uma empresa de design que atua a favor da integração da visão projetual alinhada a estratégias de negócios.

  • http://leomendes.net Leo Mendes

    Ótimo livro e ótima resenha. Precisamos de mais percepção do valor estratégico e gerencial do design, para além das formas belas. Valeu!

  • http://www.doisoitooito.com Guy Leal

    Em geral, livros que tenham as palavras “design” e “estratégia” juntas na capa não me atraem muito. Mas diante das conversas que tive com o Guilherme Howat, acredito que este talvez seja um bom exemplo para que os designers comecem a entender e praticar tanto o próprio design, quanto o pensamento estratégico de uma maneira mais madura e estruturada.



recomendamos

Typography 29

300 páginas

Editora Collins Design, 2009
Inglês

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Creative License #50 – Amor de designer
Quando fotografia e ilustração se complementam
Evelin Kasikov
Concurso Casulo
Coração Transformers

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...