
Electrolux Design Lab 2011 – finalistas
A Electrolux selecionou os 25 melhores conceitos de design a partir de um grupo de 1.300 projetos vindos de 14 países do mundo.
Entre os semifinalistas, está o estudante brasileiro Eduardo Murara Nauiack, do Paraná, que criou o misturador Mixer 2050 – A “Bola de Gude”. Também fazem parte deste grupo, 2 estudantes da Austrália, 3 candidatos da Nova Zelândia e da Polônia cada. O Canadá, a República Tcheca, a França, a Coréia do Sul e os Estado Unidos tiveram dois representantes cada um.
Neste ano, o concurso Electrolux Design Lab 2011 tem como tema a “Mobilidade Inteligente”, buscando ideias que moldem a forma como as pessoas preparam e armazenam alimentos, limpam e lavam sua louça, tanto dentro como fora de casa. Os protótipos inscritos também devem refletir os valores de design da região da Escandinávia – onde está localizado o país de origem da Electrolux, a Suécia – que apresentam preocupação com o meio ambiente ao mesmo tempo em que oferecem facilidade de uso e apelo estético.
O Electrolux Design Lab 2011 obteve respostas muito inteligentes à proposta de Mobilidade Inteligente, considerada a mais difícil desde que o desafio foi lançado, há nove anos. Os 25 melhores projetos estão de parabéns por sua abordagem – a combinação de pensamento inovador e criatividade é inspiradora. Nessa etapa da competição, apresentamos as 25 respostas que oferecem as soluções mais interessantes para a vida no futuro e consideram melhor a aplicação de mobilidade inteligente ao design do eletrodoméstico. – explica Henrik Otto, Vice-Presidente Global de Design da Electrolux.
Os oito finalistas do concurso Electrolux Design Lab 2011 serão anunciados na semana do dia 11 de julho. Estes designers serão convidados a apresentar seu conceito para um júri de especialistas, que irá considerar o design intuitivo, inovação e conhecimento sobre o consumidor para conceder o prêmio. O ganhador participará de um estágio remunerado de seis meses em um Centro Global de Design da Electrolux e será contemplado com um prêmio de 5 mil euros. Para o segundo e terceiro lugar, a Electrolux oferecerá um prêmio de 3 mil e 2 mil euros, respectivamente.
Protótipo brasileiro: Mixer 2050 – A “Bola de Gude” – Eduardo Murara Nauiack – Brasil
Criado pelo designer Eduardo Murara Nauiack, que estuda na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, o Mixer 2050 parece com uma bola de golfe lisa, mas é um misturador. Para utilizá-lo o consumidor deve colocar os ingredientes que deseja misturar em uma travessa e jogar um ou mais dos misturadores. Então, automaticamente, eles começarão a quicar como uma bola e farão a mistura. O tempo de mistura é definido pela força com que os misturadores são agitados. Para adicionar um minuto, eles devem ser agitados com força e para 15 segundos devem ser agitados de forma leve. Para serem flexíveis e, ao mesmo tempo, resistentes, as lâminas do misturador foram feitas de borracha com o uso da nanotecnologia. Dessa forma, elas são seguras e fáceis de limpar, mas eficazes quando em uso. Além disso, se forem colocadas várias delas em uma travessa transparente pode-se criar uma bela peça de decoração na cozinha.
Conheça abaixo protótipos de trabalhos de alguns dos 25 finalistas:
Ozel Kinetic Blender (liquidificador cinético Ozel) – Uzer Abdul Rashid, Malásia
Breez (secador de pratos portátil Breez) – Andrew Parsons, Canadá
Take-Away Stewart (dispositivo para entrega de alimentos Steward) – Hatao Qin, China
Eco Wash Dinner Set (kit de jantar EcoWash) – David Stockton, Nova Zelândia
Via Assessoria de Imprensa
sobre o autor
formagio



recomendamos

Illustration Now, Vol. 2
Editora Taschen, 2007
Multilingue


debate atual
Criação vs Produtividade
matérias randômicas
flickr
arquivo
creative license
enquete
- Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.
feedback
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!