
Exibição com artistas do Canadá em São Paulo
Com pinturas, desenhos e fotografia, feitos pelos artistas Jamie Bizness, Kevin House, Paulo Costa e Rylsee, a Central Galeria de Arte Contemporânea exibe, a partir de 28 de junho, a mostra “Das Diferenças que Coexistem”.
A coletiva reúne diversos trabalhos destes artistas, que atuam fora do circuito tradicional de arte, e cujas influências vão da arte urbana e do grafite à arte experimental, com elementos do pop e retrô. Oriundos de diversas partes do mundo, eles moram em Vancouver e trabalham em um squat chamado Red Gate, um antigo prédio no centro da cidade canadense que foi tomado por artistas tornando-se como que um centro cultural do underground. Lá desenvolvem seus trabalhos, compartilham projetos e ideias, influenciam-se mutuamente e também defendem o seu espaço físico frente à constante ameaça de desapropriação do Red Gate.
Rylsee e Jamie trabalham de forma colaborativa. Com grande referência das artes psicodélica e pop, a dupla experimenta e improvisa durante a execução dos seus desenhos, mesclando suas habilidades individuais. Adotaram um procedimento em que os dois artistas mudam a posição da imagem e revezam a autoria a cada 15 minutos. O resultado são obras com uma nova identidade, que agregam novas combinações complementares.
Veja um vídeo com o trabalho da dupla abaixo:
Além dos desenhos da dupla, a mostra irá exibir obras de Kevin House, que trabalha com uma grande variedade de meios como a pintura, a colagem, a escultura, a escrita e a música. Também participa da exposição o fotógrafo e produtor de vídeo Paulo Costa, brasileiro que leva uma de suas fotografias tirada com máquina pinhole. Nos anos recentes, Paulo também desenvolveu instalações, esculturas e documentários.
A diferença na composição dos trabalhos e nas técnicas utilizadas, no entanto, não impede que os artistas que compõem a mostra encontrem semelhanças em suas bagagens individuais. O grupo encontra no convívio social, na vida diária e nas experiências pessoais as influências e experiências mais significativas para sua arte. De acordo com Paulo Costa, o importante do Red Gate é ser um centro artístico no qual idéias conflitantes possam gerar novas propostas que coexistam no mesmo lugar – o que acaba refletindo e alimentando o resultado de novos trabalhos.
Assim, a mostra “Das Diferenças que Coexistem” trata das similaridades não vistas. Artistas que divergem tanto na nacionalidade como na proposta de trabalho, mas que em conjunto representam uma similaridade quase invisível.
A exposição acontece de 29 de junho a 23 de julho de 2011, na Central Galeria de Arte Contemporânea, em São Paulo.
Via Assessoria de Imprensa
matérias relacionadas
sobre o autor
formagio



recomendamos

A Linguagem das Coisas
Editora Intrínseca, 2010
Português


debate atual
Criação vs Produtividade
matérias randômicas
flickr
arquivo
creative license
enquete
- Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.
feedback
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!