ArteEventosExposições

A arte de Tatiana Cavinato

Clique para ampliar

A artista plástica mineira Tatiana Cavinato abre mostra individual na Central Galeria de Arte Contemporânea, em São Paulo. A exposição acontece do dia 21 de maio a 18 de junho. Intitulada Aquário dos animais, a mostra traz 12 telas recentes da artista.

Em tons carregados, a exposição retrata os estados animalescos e irracionais do ser humano, como a gula e o erotismo. De acordo com Tatiana, o aquário é um universo fechado mas que parece infinito para aqueles que nele vivem. Ele serve assim de laboratório para a artista que faz suas anotações cheias de ambiguidades. Algumas vezes ela é crítica e até sarcástica, mas também deixa entrever uma relação de cumplicidade e afeto com seus personagens. O observador é levado assim a oscilar também entre atração e rejeição de um universo que lhe parecerá dos outros e seu ao mesmo tempo.

A artista coloca que sua pintura não pretende ser acabada. Ela fica no processo, no instante da criação, no durante. O que resulta são vestígios, várias citações e modos de representar que são deslocados e nos desconcertam. Vemos corpos que se assentam em cânones visivelmente clássicos, traçados com desenvoltura e precisão, dividindo o espaço com formas toscas, como que tiradas de algum pesadelo. A pintura, às vezes, de tão pesada, vira uma máscara sobre o rosto que se esperaria representar. Outras vezes a tela é deixada nua, apenas com marcações, esboços, e então sugere um esqueleto descarnado.

A arte de Tatiana é corajosa e instigante. Ela faz uma armação com maneiras conhecidas de ver e entender, coisas muito enraizadas em nossa cultura, mas o faz de tal forma que os elementos mais díspares, em algum novo plano por ela assim criado, parecem enfim fazer muito sentido – diz Wagner Lungov, galerista da Central Galeria de Arte Contemporânea.

Via Assessoria de Imprensa

matérias relacionadas

Sidney Amaral expõe em São Paulo
A arte dos Crayons
Arte em 5 dimensões

sobre o autor

barbara
formagio
Formada em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade (RJ) desde 2005. No seu portfolio há clientes como TIM, Unimed, Nokia, Sadia e Icatu Hartford. Trabalhou na Tátil Design por 4 anos e agora está na Cuca Design. Gosta de dançar muito, de chocolate, viajar, viajar, viajar (ama viajar! E quem não gosta?!). Adora moda e promete mergulhar de cabeça nessa área.



recomendamos

A Linguagem das Coisas

224 páginas

Editora Intrínseca, 2010
Português

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Creative License #35 – Esquecimento
Corte e cola tipográfico
Relógio em braille
Decoração pixel por pixel
Alma

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...