DesignDestaqueEventosMarca

Rio 2016

Clique para ampliar

2011 chegou com uma novidade no mercado de design nacional: o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos divulgou na noite de 31/12, em plena Praia de Copacabana e diante de duas milhões de pessoas, a nova marca dos Jogos Oímpicos que acontecerá no Rio de Janeiro em 2016.

A Criação é da Tátil Design de Ideias, agência carioca que foi escolhida em uma concorrência com a participação de 140 empresas de design de todo o país.

A marca dos Jogos Rio 2016 transmite paixão e transformação. A paixão de todos nós cariocas e brasileiros pelo esporte e pela celebração. E a transformação que os Jogos já estão trazendo para o Rio e para o Brasil, afirma Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016.

A Tátil reuniu uma equipe multidisciplinar nos dois escritórios que tem – Rio e São Paulo – e começou um processo criativo que envolveu pesquisa em marcas de edições anteriores e outros eventos internacionais desse porte até o mergulho na essência dos jogos na cidade Maravilhoso e sua ligação com o povo.

Ainda segundo a Tátil, foi consolidado todo o aprendizado e escolhido como inspiração uma ideia simples e ao mesmo tempo poderosa: o que torna a cidade do Rio única e faz dos Jogos Olímpicos um acontecimento realmente grandioso são as pessoas, sua natureza, seus sentimentos e aspirações. Essa foi a principal razão da criação de uma marca essencialmente humana.

Como é característico de um projeto desse porte, foram feitos vários brainstormings e estudos até chegar a solução final. Gostei bastante da marca, acho que é um marco para o design nacional, especialmente o carioca. Ainda mais pelo fato de conhecer boa parte da equipe que concebeu esse projeto. Ah, dona FIFA, aqui está a prova de que um concorrência justa e bem elaborada, com bons profissionais e, acima de tudo, com empenhado julgamento técnico, pode fazer a diferença numa marca.

Confira agora um apanhado de imagens, fotos e vídeos sobre a nova marca das Olimpíadas Rio 2016.

Clique para ampliar
Crédito da foto: COB

Clique para ampliar
Crédito da foto: Tátil Design de Ideias

Clique para ampliar
Crédito da foto: Tátil Design de Ideias

Clique para ampliar
Crédito da foto: Tátil Design de Ideias

Clique para ampliar
Crédito da foto: Tátil Design de Ideias

Clique para ampliar
Crédito da foto: Tátil Design de Ideias


Vídeo de lançamento


Making of da marca

Via Tátil Design e fontes diversas.

Gostei! 1

matérias relacionadas

Marca Paralímpica: espírito em movimento
Rio de Janeiro: Semana de Design na UniverCidade
Skate & Destroy

sobre o autor

thiago mano
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade/RJ desde 2005. Trabalhou nas agências Tecnopop e Tátil Design, contando no seu portfolio com trabalhos da TIM, NET, Duloren, Femmina, P&G, Shell e Bradesco. Hoje faz parte da equipe criativa da agência Conception. Gosta de fazer ilustração em Pixel Art, fotografia e viajar.

  • http://www Renner Boldrino

    CBF, aprenda como se faz!

  • Paco

    Plágio …

  • Pablo

    Achei tão ruim qto a da Copa

  • http://www.pulsardesign.com.br Emerson

    Parabéns galera. Fico feliz por ter trabalhado na Tátil aqui em São Paulo.



recomendamos

I Am Plastic: The Designer Toy Explosion

368 páginas

Editora Harry N. Abrams, 2006
Inglês

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Explosão fashion
Mesa de balanço
Yoshimoto Nara em NY
Diem Chau
Tire a foto agora, ajuste o foco depois

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...