DesignDestaqueEventosMarca

Rio 2016

Clique para ampliar

2011 chegou com uma novidade no mercado de design nacional: o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos divulgou na noite de 31/12, em plena Praia de Copacabana e diante de duas milhões de pessoas, a nova marca dos Jogos Oímpicos que acontecerá no Rio de Janeiro em 2016.

A Criação é da Tátil Design de Ideias, agência carioca que foi escolhida em uma concorrência com a participação de 140 empresas de design de todo o país.

A marca dos Jogos Rio 2016 transmite paixão e transformação. A paixão de todos nós cariocas e brasileiros pelo esporte e pela celebração. E a transformação que os Jogos já estão trazendo para o Rio e para o Brasil, afirma Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016.

A Tátil reuniu uma equipe multidisciplinar nos dois escritórios que tem – Rio e São Paulo – e começou um processo criativo que envolveu pesquisa em marcas de edições anteriores e outros eventos internacionais desse porte até o mergulho na essência dos jogos na cidade Maravilhoso e sua ligação com o povo.

Ainda segundo a Tátil, foi consolidado todo o aprendizado e escolhido como inspiração uma ideia simples e ao mesmo tempo poderosa: o que torna a cidade do Rio única e faz dos Jogos Olímpicos um acontecimento realmente grandioso são as pessoas, sua natureza, seus sentimentos e aspirações. Essa foi a principal razão da criação de uma marca essencialmente humana.

Como é característico de um projeto desse porte, foram feitos vários brainstormings e estudos até chegar a solução final. Gostei bastante da marca, acho que é um marco para o design nacional, especialmente o carioca. Ainda mais pelo fato de conhecer boa parte da equipe que concebeu esse projeto. Ah, dona FIFA, aqui está a prova de que um concorrência justa e bem elaborada, com bons profissionais e, acima de tudo, com empenhado julgamento técnico, pode fazer a diferença numa marca.

Confira agora um apanhado de imagens, fotos e vídeos sobre a nova marca das Olimpíadas Rio 2016.

Clique para ampliar
Crédito da foto: COB

Clique para ampliar
Crédito da foto: Tátil Design de Ideias

Clique para ampliar
Crédito da foto: Tátil Design de Ideias

Clique para ampliar
Crédito da foto: Tátil Design de Ideias

Clique para ampliar
Crédito da foto: Tátil Design de Ideias

Clique para ampliar
Crédito da foto: Tátil Design de Ideias


Vídeo de lançamento


Making of da marca

Via Tátil Design e fontes diversas.

Gostei! 1

matérias relacionadas

Marca Paralímpica: espírito em movimento
Rio de Janeiro: Semana de Design na UniverCidade
Skate & Destroy

sobre o autor

thiago mano
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade/RJ desde 2005. Trabalhou nas agências Tecnopop e Tátil Design, contando no seu portfolio com trabalhos da TIM, NET, Duloren, Femmina, P&G, Shell e Bradesco. Hoje faz parte da equipe criativa da agência Conception. Gosta de fazer ilustração em Pixel Art, fotografia e viajar.

  • http://www Renner Boldrino

    CBF, aprenda como se faz!

  • Paco

    Plágio …

  • Pablo

    Achei tão ruim qto a da Copa

  • http://www.pulsardesign.com.br Emerson

    Parabéns galera. Fico feliz por ter trabalhado na Tátil aqui em São Paulo.



recomendamos

Esse É Meu Tipo

360 páginas

Editora Zahar, 2010
Português

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

O Lego de NYC
Relógios da Swatch tatuados
The Snaps Unit
Designers foram otimistas em 2009
Pisos geométricos por Jim Lambies

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...