ArtesanalDesignProduto

Tricotando mobiliário

Luminárias da Casamania
Luminárias da Casamania

2010 foi um ano bem cheio de novidades e tendências interessantes para o mercado de mobiliário. As feiras que rolaram aqui na Europa foram consistentes e vimos bastante repetição de materiais, texturas e cores. Pra mim, isso é mesmo confirmação de tendência! Entre todas as que se destacaram, elegi uma pra colocar aqui: o tricô.

Luminárias da Llot Llov
Luminárias da Llot Llov

O que é mais interessante nessa tendência é a possibilidade de transformar o até então “planificado” em um produto estruturado. É muito bacana a capacidade dos designers de estar passos a frente e explorar novos usos para um método de produção já tão conhecido.

Pra quem gostou da ideia, basta uma rápida pesquisa na internet para achar muitas imagens inspiradoras. Olha, claro que é complicado a manutenção de peças assim, imagino que a limpeza não seja fácil, e talvez produtos revestidos de lã não casem com o calorão tropical ao qual estamos acostumados no Brasil.

Poltrona da designer Melanie Porter
Poltrona da designer Melanie Porter

Mas, como sempre acontece, tudo se adapta né? E acho que é esse o caminho dos móveis tricotados: ficarem mais acessíveis, mais condinzentes com o que é necessário nos países onde não existe esse friozão europeu. Mas que é lindo assim, isso é!!!

banqueta de Anne Claire O`Brien
Banqueta de Anne Claire O`Brien

matérias relacionadas

Embalagens de Tetrapak transformadas em decoração
Marcas no futuro
7up

sobre o autor

heloisa righeto
Formada em design de produto, ultimamente tem se dedicado apenas a escrever sobre design, principalmente sobre o que está rolando em Londres (cidade onde mora desde o fim de 2008). Antes disso, foi designer da Tok&Stok, sendo responsável pelo desenvolvimento da linha de luminárias e móveis complementares. Sustentabilidade e iluminação são suas preferências, e ela ainda sonha estudar história da arte e jornalismo. Formada pelo Mackenzie (São Paulo), foi umas das primeiras participantes do incrível grupo Design Possível, que usa o design como forma de melhoria a vida de muitas pessoas.



recomendamos

Illustration Now, Vol. 2

480 páginas

Editora Taschen, 2007
Multilingue

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Biscoito da sorte
Relógio em braille
Feliz Natal e um 2013 repleto de realizações!
Milão: antes tarde do que nunca!
Microsoft, nova marca

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...