ArteConceitualDesignDestaqueEventosIntervenções UrbanasMarcaTipografia

Sagmeister no Rio

Clique para ampliar

A palestra do designer Stephan Sagmeister no Rio de Janeiro, que contou com o apoio da revista abcDesign, rolou na quinta-feira (dia 25/11), bem no dia em que a guerra do Rio estava em seu auge. Uma palestra bem interessante que falou sobre design e felicidade, pareceu até ironia. Achei interessante compartilhar aqui as impressões que tive da palestra e do trabalho do Sagmeister. Antes tarde do que nunca. :D

Clique para ampliar

Como mencionei anteriormente, a palestra teve como tema, “design e felicidade”. É desta felicidade que precisamos para viver e trabalhar. Sagmeister aplica essa busca da felicidade em tudo que faz e principalmente em seu trabalho. Além de trabalhar feliz, ele também quer passar essa mesma felicidade para seu expectador. Agora, ele está fazendo um filme sobre o tema e para isso, fez estudos e pesquisas muito interessantes.

Também falou sobre sete formas de ser feliz fazendo um projeto e sobre o ano Sabático (seis meses de férias) que ele utiliza para descansar, viajar e, principalmente, ter insights. São estes insights que fazem ele criar trabalhos diferenciados e fazer projetos muito autoriais, como só ele sabe fazer.

Em sua palestra ele mostrou alguns trabalhos muito interessantes. Se você nunca ouviu falar e nunca viu uma de suas palestras, vale a pena conferir se houver uma próxima oportunidade.

Abaixo, veja dois de seus trabalhos que eu mais gosto, como a Casa da Música de Portugal e um de seus trabalhos tipográficos na Holanda.

Casa da Música

A identidade visual da Casa da Música é muito interessante. Para começar, a marca é retirada da própria arquitetura do prédio, que conta com uma estrutura linda.

Ele pega várias vistas da Casa da Música e delas faz várias versões para a marca.

O mais legal são as cores da marca que mudam de acordo com a imagem utilizada. Quem faz essa escolha é um software criado especialmente para isso.


Cartaz para Clubbing


Marca Remix Emsemble (extensão da marca principal)


Marca Orquetra Nacional do Porto (extensão da marca principal)

Projeto Tipográfico na Holanda

Este projeto é sobre uma frase construída a partir de 250.000 euros com moedas de 1 centavo. Um trabalho feito em 8 dias e contou com a ajuda de 100 voluntários.

Todas as moedas foram marcadas com tinta azul para depois serem pegas gratuitamente pelas pessoas e vistas nas ruas como a moeda que fez parte de uma instalação. Bom, o final não foi tão feliz assim, porque logo que a instalação estava pronta, uma pessoa tentou roubar quase todas as moedas. Mas o trabalho final ficou bem bonito.

Clique para ampliar

matérias relacionadas

TipoItalia, hoje no Rio
Javier Mariscal no Brasil
Palestra Brasilidade no Design

sobre o autor

barbara
formagio
Formada em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade (RJ) desde 2005. No seu portfolio há clientes como TIM, Unimed, Nokia, Sadia e Icatu Hartford. Trabalhou na Tátil Design por 4 anos e agora está na Cuca Design. Gosta de dançar muito, de chocolate, viajar, viajar, viajar (ama viajar! E quem não gosta?!). Adora moda e promete mergulhar de cabeça nessa área.



recomendamos

Crossover Design

256 páginas

Editora CYPI Press, 2009
Inglês

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Almofadas dos seus programas favoritos
Livros de arte
Parabéns para todos os designers do mundo inteiro!
Designers caricatos
Um mundo feito de Lego

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...