ArteConceitualDesignDestaqueEventosIntervenções UrbanasMarcaTipografia

Sagmeister no Rio

Clique para ampliar

A palestra do designer Stephan Sagmeister no Rio de Janeiro, que contou com o apoio da revista abcDesign, rolou na quinta-feira (dia 25/11), bem no dia em que a guerra do Rio estava em seu auge. Uma palestra bem interessante que falou sobre design e felicidade, pareceu até ironia. Achei interessante compartilhar aqui as impressões que tive da palestra e do trabalho do Sagmeister. Antes tarde do que nunca. :D

Clique para ampliar

Como mencionei anteriormente, a palestra teve como tema, “design e felicidade”. É desta felicidade que precisamos para viver e trabalhar. Sagmeister aplica essa busca da felicidade em tudo que faz e principalmente em seu trabalho. Além de trabalhar feliz, ele também quer passar essa mesma felicidade para seu expectador. Agora, ele está fazendo um filme sobre o tema e para isso, fez estudos e pesquisas muito interessantes.

Também falou sobre sete formas de ser feliz fazendo um projeto e sobre o ano Sabático (seis meses de férias) que ele utiliza para descansar, viajar e, principalmente, ter insights. São estes insights que fazem ele criar trabalhos diferenciados e fazer projetos muito autoriais, como só ele sabe fazer.

Em sua palestra ele mostrou alguns trabalhos muito interessantes. Se você nunca ouviu falar e nunca viu uma de suas palestras, vale a pena conferir se houver uma próxima oportunidade.

Abaixo, veja dois de seus trabalhos que eu mais gosto, como a Casa da Música de Portugal e um de seus trabalhos tipográficos na Holanda.

Casa da Música

A identidade visual da Casa da Música é muito interessante. Para começar, a marca é retirada da própria arquitetura do prédio, que conta com uma estrutura linda.

Ele pega várias vistas da Casa da Música e delas faz várias versões para a marca.

O mais legal são as cores da marca que mudam de acordo com a imagem utilizada. Quem faz essa escolha é um software criado especialmente para isso.


Cartaz para Clubbing


Marca Remix Emsemble (extensão da marca principal)


Marca Orquetra Nacional do Porto (extensão da marca principal)

Projeto Tipográfico na Holanda

Este projeto é sobre uma frase construída a partir de 250.000 euros com moedas de 1 centavo. Um trabalho feito em 8 dias e contou com a ajuda de 100 voluntários.

Todas as moedas foram marcadas com tinta azul para depois serem pegas gratuitamente pelas pessoas e vistas nas ruas como a moeda que fez parte de uma instalação. Bom, o final não foi tão feliz assim, porque logo que a instalação estava pronta, uma pessoa tentou roubar quase todas as moedas. Mas o trabalho final ficou bem bonito.

Clique para ampliar

matérias relacionadas

TipoItalia, hoje no Rio
Javier Mariscal no Brasil
Palestra Brasilidade no Design

sobre o autor

barbara
formagio
Formada em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade (RJ) desde 2005. No seu portfolio há clientes como TIM, Unimed, Nokia, Sadia e Icatu Hartford. Trabalhou na Tátil Design por 4 anos e agora está na Cuca Design. Gosta de dançar muito, de chocolate, viajar, viajar, viajar (ama viajar! E quem não gosta?!). Adora moda e promete mergulhar de cabeça nessa área.



recomendamos

Design Retro: 100 Anos de Design Gráfico

176 páginas

Editora Senac, 2008
Português

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

O mundo infantil de Julian Callos
iF Concept Design Award 2012
Sr. Cabeça de Batata
Starbucks também é moda
As cores de Paris

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...