
Sagmeister no Rio

A palestra do designer Stephan Sagmeister no Rio de Janeiro, que contou com o apoio da revista abcDesign, rolou na quinta-feira (dia 25/11), bem no dia em que a guerra do Rio estava em seu auge. Uma palestra bem interessante que falou sobre design e felicidade, pareceu até ironia. Achei interessante compartilhar aqui as impressões que tive da palestra e do trabalho do Sagmeister. Antes tarde do que nunca.
Como mencionei anteriormente, a palestra teve como tema, “design e felicidade”. É desta felicidade que precisamos para viver e trabalhar. Sagmeister aplica essa busca da felicidade em tudo que faz e principalmente em seu trabalho. Além de trabalhar feliz, ele também quer passar essa mesma felicidade para seu expectador. Agora, ele está fazendo um filme sobre o tema e para isso, fez estudos e pesquisas muito interessantes.
Também falou sobre sete formas de ser feliz fazendo um projeto e sobre o ano Sabático (seis meses de férias) que ele utiliza para descansar, viajar e, principalmente, ter insights. São estes insights que fazem ele criar trabalhos diferenciados e fazer projetos muito autoriais, como só ele sabe fazer.
Em sua palestra ele mostrou alguns trabalhos muito interessantes. Se você nunca ouviu falar e nunca viu uma de suas palestras, vale a pena conferir se houver uma próxima oportunidade.
Abaixo, veja dois de seus trabalhos que eu mais gosto, como a Casa da Música de Portugal e um de seus trabalhos tipográficos na Holanda.
Casa da Música
A identidade visual da Casa da Música é muito interessante. Para começar, a marca é retirada da própria arquitetura do prédio, que conta com uma estrutura linda.
Ele pega várias vistas da Casa da Música e delas faz várias versões para a marca.
O mais legal são as cores da marca que mudam de acordo com a imagem utilizada. Quem faz essa escolha é um software criado especialmente para isso.
Cartaz para Clubbing
Marca Remix Emsemble (extensão da marca principal)
Marca Orquetra Nacional do Porto (extensão da marca principal)
Projeto Tipográfico na Holanda
Este projeto é sobre uma frase construída a partir de 250.000 euros com moedas de 1 centavo. Um trabalho feito em 8 dias e contou com a ajuda de 100 voluntários.
Todas as moedas foram marcadas com tinta azul para depois serem pegas gratuitamente pelas pessoas e vistas nas ruas como a moeda que fez parte de uma instalação. Bom, o final não foi tão feliz assim, porque logo que a instalação estava pronta, uma pessoa tentou roubar quase todas as moedas. Mas o trabalho final ficou bem bonito.
matérias relacionadas
sobre o autor
formagio



recomendamos

Design Retro: 100 Anos de Design Gráfico
Editora Senac, 2008
Português


debate atual
Criação vs Produtividade
matérias randômicas
flickr
arquivo
creative license
enquete
- Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.
feedback
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!