DesignEstratégiaMercado de trabalhoSustentabilidade

Posicionamento profissional

Revistade2ign_Artigo02_Posicionamento

Muito se fala de sustentabilidade relacionada a meio ambiente mas é comum deixarmos de lado seus aspectos sociais e econômicos. É importante considerarmos também o relacionamento sustentável com nossos pares e nosso mercado de atuação.

A base para atuar de forma sustentável começa com a definição clara e objetiva sobre o serviço que será prestado, independente da dificuldade que o público tem de entender seu segmento de atuação, é dever do profissional orientar.

Clareza de proposta profissional reflete diretamente na percepção do valor do seu trabalho.

Design é uma área ampla do conhecimento e sua diversidade de aplicações exige uma definição clara do posicionamento de cada profissional. Quando isso não acontece todos são vistos da mesma maneira anulando a percepção desta diversidade, reduzindo o valor do segmento e restringindo sua função às mesmas demandas e aplicações.

O posicionamento eficiente leva em consideração as seguintes questões:

  • Quais seus pontos fortes e fracos (técnicos, humanos e políticos)?
  • O que o torna valioso ou qual seu diferencial?
  • Qual o perfil ideal de contratante para seus serviços ou quem contrataria o que você tem a oferecer?
  • Quais as experiências profissionais pelas quais você passou?
  • Como você é percebido por seus colegas e pelo mercado?
  • Com quais nichos de mercado você já possui algum relacionamento e como este relacionamento acontece?
  • Os projetos apresentados em seu portifólio e seu processo de trabalho atendem a seus interesses atuais?
  • Seus conhecimentos estão de acordo com sua proposta e o nicho que você está inserido?

Um posicionamento profissional eficiente e sustentável acontece a partir do alinhamento destas definições, dos interesses e da experiência adquirida. Ele possibilita a geração de relacionamentos saudáveis e duradouros com colegas, clientes, fornecedores e valoriza você e o mercado no qual está inserido.

Até a próxima…

matérias relacionadas

Desenvolvendo um portfolio eficiente
Preparando terreno para os bons relacionamentos
Não jogue apenas, mude as regras

sobre o autor

guilherme howat
Desenhista Industrial experiente em planejamento, gerenciamento e desenvolvimento de projetos para os meios impresso e digital.

Foi professor na Faculdade CCAA, no SENAI-RJ e na Universidade Estácio de Sá.

É sócio no segmento de design gráfico da 288, uma empresa de design que atua a favor da integração da visão projetual alinhada a estratégias de negócios.



recomendamos

Design para a Internet: Projetando a Experiência Perfeita

192 páginas

Editora Campus, 2005
Português

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Brandalism: a tomada dos outdoors
World Gesture Guide
Cavalete Parade
Refresh!
Bicycle por Ugo gattoni

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...