
Posicionamento profissional
Muito se fala de sustentabilidade relacionada a meio ambiente mas é comum deixarmos de lado seus aspectos sociais e econômicos. É importante considerarmos também o relacionamento sustentável com nossos pares e nosso mercado de atuação.
A base para atuar de forma sustentável começa com a definição clara e objetiva sobre o serviço que será prestado, independente da dificuldade que o público tem de entender seu segmento de atuação, é dever do profissional orientar.
Clareza de proposta profissional reflete diretamente na percepção do valor do seu trabalho.
Design é uma área ampla do conhecimento e sua diversidade de aplicações exige uma definição clara do posicionamento de cada profissional. Quando isso não acontece todos são vistos da mesma maneira anulando a percepção desta diversidade, reduzindo o valor do segmento e restringindo sua função às mesmas demandas e aplicações.
O posicionamento eficiente leva em consideração as seguintes questões:
- Quais seus pontos fortes e fracos (técnicos, humanos e políticos)?
- O que o torna valioso ou qual seu diferencial?
- Qual o perfil ideal de contratante para seus serviços ou quem contrataria o que você tem a oferecer?
- Quais as experiências profissionais pelas quais você passou?
- Como você é percebido por seus colegas e pelo mercado?
- Com quais nichos de mercado você já possui algum relacionamento e como este relacionamento acontece?
- Os projetos apresentados em seu portifólio e seu processo de trabalho atendem a seus interesses atuais?
- Seus conhecimentos estão de acordo com sua proposta e o nicho que você está inserido?
Um posicionamento profissional eficiente e sustentável acontece a partir do alinhamento destas definições, dos interesses e da experiência adquirida. Ele possibilita a geração de relacionamentos saudáveis e duradouros com colegas, clientes, fornecedores e valoriza você e o mercado no qual está inserido.
Até a próxima…
matérias relacionadas
sobre o autor

Foi professor na Faculdade CCAA, no SENAI-RJ e na Universidade Estácio de Sá.
É sócio no segmento de design gráfico da 288, uma empresa de design que atua a favor da integração da visão projetual alinhada a estratégias de negócios.


recomendamos

A Linguagem Invisível da Tipografia
Editora Blucher, 2012
Português


debate atual
Criação vs Produtividade
matérias randômicas
flickr
arquivo
creative license
enquete
- Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.
feedback
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!
Pingback: Posicionamento Profissional do Designer « Papo Fandangos