DesignEstratégiaMercado de trabalhoSustentabilidade

Posicionamento profissional

Revistade2ign_Artigo02_Posicionamento

Muito se fala de sustentabilidade relacionada a meio ambiente mas é comum deixarmos de lado seus aspectos sociais e econômicos. É importante considerarmos também o relacionamento sustentável com nossos pares e nosso mercado de atuação.

A base para atuar de forma sustentável começa com a definição clara e objetiva sobre o serviço que será prestado, independente da dificuldade que o público tem de entender seu segmento de atuação, é dever do profissional orientar.

Clareza de proposta profissional reflete diretamente na percepção do valor do seu trabalho.

Design é uma área ampla do conhecimento e sua diversidade de aplicações exige uma definição clara do posicionamento de cada profissional. Quando isso não acontece todos são vistos da mesma maneira anulando a percepção desta diversidade, reduzindo o valor do segmento e restringindo sua função às mesmas demandas e aplicações.

O posicionamento eficiente leva em consideração as seguintes questões:

  • Quais seus pontos fortes e fracos (técnicos, humanos e políticos)?
  • O que o torna valioso ou qual seu diferencial?
  • Qual o perfil ideal de contratante para seus serviços ou quem contrataria o que você tem a oferecer?
  • Quais as experiências profissionais pelas quais você passou?
  • Como você é percebido por seus colegas e pelo mercado?
  • Com quais nichos de mercado você já possui algum relacionamento e como este relacionamento acontece?
  • Os projetos apresentados em seu portifólio e seu processo de trabalho atendem a seus interesses atuais?
  • Seus conhecimentos estão de acordo com sua proposta e o nicho que você está inserido?

Um posicionamento profissional eficiente e sustentável acontece a partir do alinhamento destas definições, dos interesses e da experiência adquirida. Ele possibilita a geração de relacionamentos saudáveis e duradouros com colegas, clientes, fornecedores e valoriza você e o mercado no qual está inserido.

Até a próxima…

matérias relacionadas

Desenvolvendo um portfolio eficiente
Preparando terreno para os bons relacionamentos
Não jogue apenas, mude as regras

sobre o autor

guilherme howat
Desenhista Industrial experiente em planejamento, gerenciamento e desenvolvimento de projetos para os meios impresso e digital.

Foi professor na Faculdade CCAA, no SENAI-RJ e na Universidade Estácio de Sá.

É sócio no segmento de design gráfico da 288, uma empresa de design que atua a favor da integração da visão projetual alinhada a estratégias de negócios.



recomendamos

Change by Design

272 páginas

Editora HarperBusiness, 2009
Inglês

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Marcas em papelão
Nike Sole
Trazendo a arte de Banksy à realidade
Fotografando com a Diana
Lucía, Luis y el lobo

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...