AnimaçãoArquiteturaExposiçõesIlustraçãoViagens

Animação e Japão – O museu mais legal do mundo

Existem algumas coisas que são tão especiais que dizer mágico é quase uma ofensa. O Museu Ghibli, planejado pelo Hahayo Miyasaki é uma delas.

Hahayo Miyasaki é o mais respeitado criador de animação japonesa. Estamos falando de A Viagem de Chihiro, do Castelo Animado e do Meu Vizinho Totoro, apenas pra citar os mais populares aqui no ocidente.

Não satisfeito em criar extraordinárias obras de arte animadas, ele resolveu criar um museu que abrigasse, de uma forma didática e muito especial, todas as suas criações. Dessa história surgiu o Museu Ghibli. Esse museu foi planejado com um carinho tão imenso, que até o formato dos tijolos foi pensado por Miyasaki. Tudo em função da experiência que ele próprio gostaria de ter ao visitar um museu.

No Ghibli, os lindos vitrais com personagens das suas histórias mudam a cor do ambiente e a experiência do visitante de acordo com o horário de visitação. O jardim no topo do museu varia de aspecto de acordo com a estação e, pela sua caminhada através dos arbustos, vai revelando detalhes a cada passo.

Os visitantes aprendem sobre os processos de animação acionando engenhocas divertidas que põem em ação seus personagens favoritos. Olhe atentamente, cada janelinha pode ser aberta cada botão acionado… E um novo mundo mágico aparece.

Em ambientes que são réplica do nosso imaginário de como seria o Estúdio Ghibli, são expostas imagens que mostram o passo a passo de suas criações. Na parede, esboços colados, estudos de cor. No chão, livros de referência que dão vontade de sentar no chão, colocar no colo e começar a ler. Sobre a mesa, um sketchbook do Castelo Animado, lápis e pincéis espalhados… Parece que ele acabou de levantar para ir pegar um café. Vamos esperar um pouquinho, quem sabe ele não está voltando?

Para encerrar a visita, a entrada dá direito a assistir uma sessão de um curta criado exclusivamente para passar no Teatro Saturno. A programação muda constantemente, uma visita nunca é igual a outra. Isso não tem preço.

Gostei! 4

matérias relacionadas

Novo filme do Studio Ghibli e o Japão
Creative License #30 – Museu
Concurso do Cartaz do 24º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

sobre o autor

paula varzea
Designer, encadernadora e multitarefas, Paula acha muito estranho falar na terceira pessoa. Nesse momento, olhando para o umbigo, se dá conta que é muito feliz em tentar abraçar o mundo com os bracinhos curtos (especialmente o Japãozinho) e poder ser autêntica falando o que dá na cabeça e vivendo superaventuras.

*Ah, ela se formou na UFRJ tem um tempão e trabalha atualmente na Cuca Design com uma penca de clientes legais.

  • Olga

    Paula,

    Parabéns pelo post, fiquei com vontade de conhecer o Museu Ghibli de Hayao Miyazaki. Sou fã do Totoro.

  • http://www.revistadesign.com.br/ Paula Varzea

    Oi Olga, então você vai ADORAR o museu! O Totoro sempre me deixa feliz.
    Uma dica: Veja Toy Story 3. :)



recomendamos

I Am Plastic: The Designer Toy Explosion

368 páginas

Editora Harry N. Abrams, 2006
Inglês

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Bélgica iluminada
Arte em 5 dimensões
As pinturas corporais de Gesine Marwedel
Embalagens vazias
Novo Uno

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...