CaligrafiaDesignDestaqueTipografia

A tipografia da Copa do Mundo 2010

Clique para ampliar

O Brasil já foi pra casa, a Copa perdeu a graça, mas o que ficou foi a linda tipografia criada pelo tipógrafo e designer Yomar Augusto, especialmente para a Jabulani e diversos uniformes da marca Adidas.

Yomar Augusto, designer brasileiro, atualmente morando e trabalhando em Rotterdam, na Holanda, é o criador da Unity, o alfabeto que ele desenhou para a Adidas.

Clique para ampliar

Clique para ampliar

A bola desta Copa, Jabulani

Clique para ampliar

Clique para ampliar
Camisas da seleção da Alemanha

Yomar emergiu uma nova geração de designers e artistas gráficos do Brasil. Nascido em Brasília, criado no Rio de Janeiro e, inicialmente começando a carreira como designer gráfico, Yomar passou a estudar fotografia na School of Visual Arts em Nova York, antes de começar seu próprio estúdio no Rio de Janeiro. Ele então passou a completar o mestrado em tipografia na The Royal Academy of Art, em Haia, na Holanda, entre 2004 e 2005.

Clique para ampliar
Camisa da seleção da Espanha

Clique para ampliar
Camisas da seleção da Argentina

Yomar apresentou peças comerciais e conceituais em projetos de exposições individuais no Japão, Europa e Brasil. Fez projetos para uma série de marcas como EMI, MTV e Warner Music no Brasil; 180 Amsterdam, Adidas Football World Cup 2010 e Icon Net Work, na Holanda; Fur Fur e Graniph, no Japão; e Random House, em Nova York.

Clique para ampliar
Trabalho para Fur Fur Tokio

Clique para ampliar
Identidade para Icon Net Work

Clique para ampliar
Trabalho para MTV Brasil

Desde 2002 ele tem realizado oficinas de caligrafia experimental no Brasil, Rússia, Portugal e Holanda (participei de uma das primeiras oficinas dele aqui no Brasil e gostei muito). Yomar foi recentemente convidado a participar do Don’t Believe the Type, um festival de tipografia que acontece em um dia, iniciado pela agência de design holandesa Trapped in Suburbia. A segunda edição foi realizada em Xangai no dia 18 de Maio, durante a Expo Mundial de 2010, e centrou-se na excelência tipográfica de Haia.

Clique para ampliar
Trabalho de caligrafia

Yomar já participou da De2ign (bem no comecinho) e sabemos o quanto esse cara é bom e merece o respeito de todos os designers, principalmente os que gostam de tipografia como eu. Orgulho de saber que, apesar do Brasil não ter passado das quartas, nosso designer brasileiro está dando show de bola!

Via The Font Feed

matérias relacionadas

Copa: Holanda e Bélgica lançam marca para canditadura
O que é tipografia?
Cartazes da Copa por Rodrigo Bessa

sobre o autor

barbara
formagio
Formada em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade (RJ) desde 2005. No seu portfolio há clientes como TIM, Unimed, Nokia, Sadia e Icatu Hartford. Trabalhou na Tátil Design por 4 anos e agora está na Cuca Design. Gosta de dançar muito, de chocolate, viajar, viajar, viajar (ama viajar! E quem não gosta?!). Adora moda e promete mergulhar de cabeça nessa área.

  • Antonio Carneiro

    Duas coisas:
    1. Não só a tipografia, mas todo o design dos uniformes Adidas estão ótimos (ao contrário da Nike). E é muito bom saber que um brasileiro deu sua contribuição para isso.
    2. Qual o plugin que usado pela revistadesign para “matérias relacionadas”?

  • Luiza Rebello

    Adorei saber deste lindo trabalho do Yomar. Ele foi meu aluno, aliás, um brilhante aluno! E, estou muito feliz em ver mais uma vez a qualidade do trabalho dele, e me certificar que, com um bom Design, não existem fronteiras.

  • http://www.tompromocional.com.br Brindes Personalizados

    É Fernanda infelizmente saimos da copa cedo demais, mas realamente a tipografia da copa é realmente bonita, parabéns pelo artigo.



recomendamos

Illustration Now, Vol. 3

480 páginas

Editora Taschen, 2009
Inglês

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Transforme sua camisa em almofada
Watercolor
Arte boêmia
Os vencedores do Concurso de Aniversário 7 Anos De2ign!
Beleza submersa

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...