DestaqueEmbalagemModaProdutoSustentabilidade

Peças da seleção brasileira

Clique para ampliar

A princípio eu nem tinha achado a camisa da seleção brasileira tão bonita assim, mas agora que soube que a Nike desenvolveu a camisa a partir de garrafas PET, subiu no meu conceito!

Para a Copa do Mundo da África do Sul, a Nike criou muitas peças legais e bem diferentes. Além da camisa de garrafa PET, que não só facilita a evaporação do suor como ajuda a preservar o planeta, a Nike sugeriu cores e modelos inusitados para essa Copa do Mundo de 2010.

Clique para ampliar

As camisas amarelas da seleção brasileira são feitas de um poliéster que foi produzido a partir da reciclagem de garrafas PET. Cada camisa é produzida com oito garrafas, que são higienizadas, cortadas em pequenos flocos e derretidas para a produção dos fios convertidos para a confecção dos uniformes. Com essa nova tecnologia, 13 milhões de garrafas plásticas são reaproveitadas. Assim, a Nike destina 254 mil kg de resíduos para uma boa utilização, produzindo a famosa camisa Dri-Fit 13% mais leve em relação às camisas anteriores.

A Nike produziu a camisa oficial (que para o kit de lançamento VIP vem arrumadinha dentro de uma garrafa de plástico reciclado) para cada uma das suas equipes nacionais, incluindo Portugal, Holanda e Brasil. Eu ainda não vi o kit sendo vendido dentro da embalagem original, mas ouvi falar que foi disponibilizado na sequência do lançamento. Vamos ver se por aqui ele aparece!

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Bom, além do uniforme de garrafa PET, a Nike Sportswear desenvolveu outras peças que vão dar o que falar.

O Brasil Black Pack como o nome sugere, são peças focadas no uso do preto, poupando a utlização predominante do amarelo. O escudo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o símbolo da Nike se apresentam em amarelo. A coleção de roupas eco-friendly inclui também uma série de peças, bem como camisetas, que estarão disponíveis para venda. Amei!

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Outra novidade, é a coleção True Colors, Nunca Collection. Nunca é um artista brasileiro que se inspira na metrópole e faz um trabalho dinâmico, concentrando-se na sobrevivência em uma cidade grande e as transformações culturais de um ambiente urbano. Seus desenhos com grafite, um reflexo direto da “pixação”, estilo encontrados nas paredes de São Paulo (onde Nunca começou sua carreira aos 12 anos), contém sinais que ligam o tradicional, o regional e o mundo moderno, para as suas raízes. Muito bonita!

Dicas de Nathalia Nogueira e Dudu Torres

matérias relacionadas

Camisa da seleção brasileira 2011
A paixão pelo futebol no sangue dos gaúchos
10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico

sobre o autor

barbara
formagio
Formada em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade (RJ) desde 2005. No seu portfolio há clientes como TIM, Unimed, Nokia, Sadia e Icatu Hartford. Trabalhou na Tátil Design por 4 anos e agora está na Cuca Design. Gosta de dançar muito, de chocolate, viajar, viajar, viajar (ama viajar! E quem não gosta?!). Adora moda e promete mergulhar de cabeça nessa área.

  • http://bkingdom.webs.com maurecobk22

    me sinto a pesoa que mais comenta aqui
    mas comentando denovo
    gostei das camisetas pretas tempos que nao via algo que me fisese gostar de algo pro rasil asiim

  • http://www.revistadesign.com.br/ Barbara Formagio

    Acabei de achar mais esse link: http://store.nike.com/index.jsp?country=US&lang_locale=en_US#l=shop,pdp,ctr-inline/cid-1/pid-319336. Além das diversas peças, tem casaco vermelho também.

  • Leandro Corrêa

    Muito iradas as camisas!!
    Compraria algumas aí na certa, se não custassem os olhos da cara (não tem preço ainda né, mas alguem duvida que não será nada barato?)

  • http://www.northbag.com.br/ Sacolas

    Bacana, bem estilosas.



recomendamos

Ensaios em Design, Arte, Ciência e Tecnologia

208 páginas

Editora Canal6, 2010
Português

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Toy art é uma porcaria!
Moedinhas criativas
Edição limitada de mesas Eames Century Modern
Nova marca O Boticário
Nova marca da Fetranspor

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...