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Bausch + Lomb

Para quem não sabe a Bausch & Lomb é uma marca de lentes de contato que traz produtos e inovação para ajudar a melhorar a visão das pessoas. Eu como uma boa míope, conheço bem essa marca. A empresa foi fundada em 1853 e foi pioneira em inúmeros avanços na ciência óptica, de microscópios para as lentes fotográficas, para óculos de sol Ray-Ban e foi a que trouxe a primeira lente de contato macia ao mercado em 1971.

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Bom, mas não estou aqui para falar da Bausch & Lomb e sim da identidade visual criada para ela pela Pentagram. Paula Scher e Lisa Kitschenberg projetaram uma identidade para a novíssima Bausch + Lomb, refletindo a sua crescente presença no atendimento oftalmológico. Antigamente o desenho da marca era uma representação abstrata de refração de luz, o que posicionava bem a Bausch & Lomb da época. Já a nova marca tem uma abordagem bem mais limpa e moderna. O sinal “+” substitui o “&”, lembra a cruz (ícone da medicina), transmite um sinal de “mais médicos” e ainda é usada uma transparência misturando as duas cores, sugerindo visão limpa e transparente assim como os líquidos. A tipografia é mais contemporânea em um cenário corporativo, o que a faz chamar mais a atenção do público.


Marca antiga


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O esquema de cores escolhido tem uma conotação farmacêutica na Europa Ocidental. Essas cores são adequadas e não podem sair da linha de produtos oftalmológicos, porque a maioria usa o azul e o verde. Eles trouxeram um estudo dessas cores, deixando o visual, novamente, mais limpo. Não está massante como a maior parte dos produtos na prateleira (você poderá perceber isso nas embalagens Renu, mais abaixo).

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Além de toda a identidade visual da Bausch + Lomb, a Pentagram redesenhou as embalagens de um dos produtos de maior importância para a Bausch + Lomb, o famoso Renu.


Embalagem antes e depois

Todas as embalagens da concorrência usam as cores azul e verde e os motivos das ondas, curvas e círculos (ou bolhas) para aludir à água, líquido e umidade. A nova embalagem de Renu usa uma fotografia real de uma onda de água que envolve toda a caixa. Claramente, podemos ver como as novas embalagens destacam-se entre as marcas concorrentes.

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Realmente me deu a sensação de limpeza e frescor. Me traz mais confiança e higiene em usar o Renu e outros produtos Bausch + Lomb. E você, gostou da identidade?

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sobre o autor

barbara
formagio
Formada em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade (RJ) desde 2005. No seu portfolio há clientes como TIM, Unimed, Nokia, Sadia e Icatu Hartford. Trabalhou na Tátil Design por 4 anos e agora está na Cuca Design. Gosta de dançar muito, de chocolate, viajar, viajar, viajar (ama viajar! E quem não gosta?!). Adora moda e promete mergulhar de cabeça nessa área.

  • http://www.tompromocional.com.br Brindes Ecológicos

    Parabéns, muito interessante o artigo.



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Editora Te Neues Publishing Company, 2002
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