DesignDestaqueEmbalagemMarca

Bausch + Lomb

Para quem não sabe a Bausch & Lomb é uma marca de lentes de contato que traz produtos e inovação para ajudar a melhorar a visão das pessoas. Eu como uma boa míope, conheço bem essa marca. A empresa foi fundada em 1853 e foi pioneira em inúmeros avanços na ciência óptica, de microscópios para as lentes fotográficas, para óculos de sol Ray-Ban e foi a que trouxe a primeira lente de contato macia ao mercado em 1971.

Clique para ampliar

Bom, mas não estou aqui para falar da Bausch & Lomb e sim da identidade visual criada para ela pela Pentagram. Paula Scher e Lisa Kitschenberg projetaram uma identidade para a novíssima Bausch + Lomb, refletindo a sua crescente presença no atendimento oftalmológico. Antigamente o desenho da marca era uma representação abstrata de refração de luz, o que posicionava bem a Bausch & Lomb da época. Já a nova marca tem uma abordagem bem mais limpa e moderna. O sinal “+” substitui o “&”, lembra a cruz (ícone da medicina), transmite um sinal de “mais médicos” e ainda é usada uma transparência misturando as duas cores, sugerindo visão limpa e transparente assim como os líquidos. A tipografia é mais contemporânea em um cenário corporativo, o que a faz chamar mais a atenção do público.


Marca antiga


Clique para ampliar

O esquema de cores escolhido tem uma conotação farmacêutica na Europa Ocidental. Essas cores são adequadas e não podem sair da linha de produtos oftalmológicos, porque a maioria usa o azul e o verde. Eles trouxeram um estudo dessas cores, deixando o visual, novamente, mais limpo. Não está massante como a maior parte dos produtos na prateleira (você poderá perceber isso nas embalagens Renu, mais abaixo).

Clique para ampliar

Além de toda a identidade visual da Bausch + Lomb, a Pentagram redesenhou as embalagens de um dos produtos de maior importância para a Bausch + Lomb, o famoso Renu.


Embalagem antes e depois

Todas as embalagens da concorrência usam as cores azul e verde e os motivos das ondas, curvas e círculos (ou bolhas) para aludir à água, líquido e umidade. A nova embalagem de Renu usa uma fotografia real de uma onda de água que envolve toda a caixa. Claramente, podemos ver como as novas embalagens destacam-se entre as marcas concorrentes.

Clique para ampliar

Realmente me deu a sensação de limpeza e frescor. Me traz mais confiança e higiene em usar o Renu e outros produtos Bausch + Lomb. E você, gostou da identidade?

matérias relacionadas

Nova marca e universo visual do Sítio do Picapau Amarelo
Agência brasileira cria nova identidade visual Global da LUX
Coca-Cola nas olimpíadas de Londres 2012

sobre o autor

barbara
formagio
Formada em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade (RJ) desde 2005. No seu portfolio há clientes como TIM, Unimed, Nokia, Sadia e Icatu Hartford. Trabalhou na Tátil Design por 4 anos e agora está na Cuca Design. Gosta de dançar muito, de chocolate, viajar, viajar, viajar (ama viajar! E quem não gosta?!). Adora moda e promete mergulhar de cabeça nessa área.

  • http://www.tompromocional.com.br Brindes Ecológicos

    Parabéns, muito interessante o artigo.



recomendamos

Esse É Meu Tipo

360 páginas

Editora Zahar, 2010
Português

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Bernardo Meta
Creative License #24 – Grátis
Ganhe 5% de desconto no Pixel Show 2010
Os passarinhos de Lauren
Designers foram otimistas em 2009

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...