DesignDestaqueEventosMarca

Marca da Euro 2012

Clique para ampliar

A portuguesa Brandia Central criou e desenvolveu toda a identidade da Euro Copa 2012, que acontecerá na Polônia e na Ucrânia. Aliás, está se tornando cada vez mais comum que nações se unam para receber eventos desse porte, o que aumenta o desafio dos designers em criar suas identidades visuais. Muitas vezes, tem que representar duas culturas diferentes que possam conviver de forma harmônica e clara.

Clique para ampliar

Clique para ampliar

O objetivo do projeto é dar a UEFA EURO 2012 ™, uma personalidade própria, com a identidade visual para ser aplicada em toda uma gama de aplicações promocionais, de ingressos à banners na internet. O objetivo é ajudar a promover o torneio – um dos maiores eventos do mundo esportivo –, fornecendo uma identidade facilmente reconhecível com um sabor dos países sede. A marca tem a sua liderança visual de ‘wycinanka’, a tradicional arte do corte de papel praticado nas zonas rurais da Polônia e da Ucrânia, como uma homenagem à fauna e flora da região – Brandia Central (tradução livre).

Clique para ampliar

Sobre a marca, a agência explica:

A marca ‘Bloom’ tem uma flor que representa cada um dos países sede e uma bola central simbolizando a emoção e a paixão da competição, enquanto o tronco denota o aspecto estrutural da competição da UEFA e do futebol europeu. A natureza tem inspirado outras características da identidade visual, com o verde floresta, amarelo sol, azul aqua, azul céu e roxo amora sendo os tons cruciais da paleta de cores para figurar na marca oficial do torneio – Brandia Central (tradução livre).

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar
Presidente da UEFA Michel Platini (C), Presidente da Federação Polonesa de Futebol Grzegorz Lato (D) e presidente da Federação Ucraniana de Futebol Grigoriy Surkis. Créditos: Daylife.

Dica de Marcus Pereira, via Brand New

Gostei! 1

matérias relacionadas

Identidade Visual da Final da UEFA 2012
Marca da Copa 2014
A nova marca da Nextel

sobre o autor

thiago mano
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade/RJ desde 2005. Trabalhou nas agências Tecnopop e Tátil Design, contando no seu portfolio com trabalhos da TIM, NET, Duloren, Femmina, P&G, Shell e Bradesco. Hoje faz parte da equipe criativa da agência Conception. Gosta de fazer ilustração em Pixel Art, fotografia e viajar.



recomendamos

Design Retro: 100 Anos de Design Gráfico

176 páginas

Editora Senac, 2008
Português

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

LAPP – a magia da luz
Cadeiras animais
Dock ecológico para iPhone
Botão 2.0, uma boa solução para quem usa fones de ouvido
A Intel animada

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...