Marca da Euro 2012
A portuguesa Brandia Central criou e desenvolveu toda a identidade da Euro Copa 2012, que acontecerá na Polônia e na Ucrânia. Aliás, está se tornando cada vez mais comum que nações se unam para receber eventos desse porte, o que aumenta o desafio dos designers em criar suas identidades visuais. Muitas vezes, tem que representar duas culturas diferentes que possam conviver de forma harmônica e clara.
O objetivo do projeto é dar a UEFA EURO 2012 ™, uma personalidade própria, com a identidade visual para ser aplicada em toda uma gama de aplicações promocionais, de ingressos à banners na internet. O objetivo é ajudar a promover o torneio – um dos maiores eventos do mundo esportivo –, fornecendo uma identidade facilmente reconhecível com um sabor dos países sede. A marca tem a sua liderança visual de ‘wycinanka’, a tradicional arte do corte de papel praticado nas zonas rurais da Polônia e da Ucrânia, como uma homenagem à fauna e flora da região – Brandia Central (tradução livre).
Sobre a marca, a agência explica:
A marca ‘Bloom’ tem uma flor que representa cada um dos países sede e uma bola central simbolizando a emoção e a paixão da competição, enquanto o tronco denota o aspecto estrutural da competição da UEFA e do futebol europeu. A natureza tem inspirado outras características da identidade visual, com o verde floresta, amarelo sol, azul aqua, azul céu e roxo amora sendo os tons cruciais da paleta de cores para figurar na marca oficial do torneio – Brandia Central (tradução livre).

Presidente da UEFA Michel Platini (C), Presidente da Federação Polonesa de Futebol Grzegorz Lato (D) e presidente da Federação Ucraniana de Futebol Grigoriy Surkis. Créditos: Daylife.
Dica de Marcus Pereira, via Brand New
matérias relacionadas
sobre o autor

recomendamos

I Am Plastic: The Designer Toy Explosion
Editora Harry N. Abrams, 2006
Inglês
debate atual
Criação vs Produtividade
matérias randômicas
flickr
arquivo
creative license
enquete
Loading ...
feedback
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!










