
Yalla
Yalla é um novo restaurante no Leblon. O projeto é uma versão fast-food do clássico restaurante Amir de Copacabana, premiado várias vezes como melhor árabe do Rio.
Marcelo Freitas, criador do projeto gráfico, conta um pouco sobre esse projeto que ficou muito interessante e descontraído, assim como o público dos restaurantes da Dias Ferreira, no Leblon.
O cliente queria um projeto gráfico inspirado na realidade do mundo árabe atual, que é na verdade super moderno. Então a idéia era realmente fugir do visual habitual dos restaurantes árabes. Com esse briefing, achei que poderíamos criar uma identidade moderninha mas com pitadas de referências clássicas. Essas referências estavam frescas na minha cabeça desde que viajei ao Marrocos no fim do ano passado. Os chamados musharabies, padrões super elaborados das paredes dos palácios de lá e a caligrafia com pena de bambu foram alguns desses elementos usados na marca e nas embalagens – Marcelo Freitas.
O grande desafio desse projeto, entretanto, estava concentrado na embalagem do sanduiche. Isso porque comer um Kebab com elegância exige uma certa habilidade e queríamos algo que facilitasse esse processo, mas tendo em mente as típicas restrições de orçamento para uma embalagem descartável. A solução custou centenas de mock-ups e mostrou realmente que as melhores soluções são as mais simples. A inspiração veio da tortinha do McDonald’s, que usa uma estrutura semelhante, chamada pillow-pack, só que cortada ao meio, assim a pessoa come o sanduíche segurando na embalagem. A base que encaixa nela serve como apoio para o sanduiche durante o transporte e destacada, como uma bandejinha quando a pessoa está comendo. Além disso, criei a embalagem para a salada, que é na verdade uma cinta com o nome e um corte onde encaixa o garfo. Essa solução foi muito legal para a questão do garfo e tem um custo irrisório – explica Marcelo.
De uma forma geral, o pedido do cliente era que tudo tivesse uma levada fun, sem o clima clássico dos árabes, por isso sempre que foi possivel criei peças divertidas. As bandejas em acrílico foram inspiradas nos lúdicos “tapetes voadores” e o cardápio das mesas cheios de “olhos-gregos” viraram chucalhos nas mãos dos clientes.
O projeto como um todo envolveu várias expertises: branding, design de embalagem, sinalização, webdesign e até stopmotion, que usei no vídeo para a LCD, produzido em parceria com o designer Gerson do Amaral. O resultado foi bem legal e tem sido bastante elogiado, apesar, claro, de algumas críticas dos mais conservadores que esperavam um árabe com toalhas de rendinha. ;o) – completa Marcelo.
É difícil descrever esse tipo de projeto, então fica o convite para visitar e experimentar. A comida é excelente. O Yalla fica na Rua Dias Ferreira, 45, no Leblon.
sobre o autor
formagio



recomendamos

Novos Fundamentos do Design
Editora Cosac Naify, 2008
Português


debate atual
Criação vs Produtividade
matérias randômicas
flickr
arquivo
creative license
enquete
- Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.
feedback
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!