DesignDestaqueEmbalagemMarca

Yalla

yalla1

Yalla é um novo restaurante no Leblon. O projeto é uma versão fast-food do clássico restaurante Amir de Copacabana, premiado várias vezes como melhor árabe do Rio.

Marcelo Freitas, criador do projeto gráfico, conta um pouco sobre esse projeto que ficou muito interessante e descontraído, assim como o público dos restaurantes da Dias Ferreira, no Leblon.

O cliente queria um projeto gráfico inspirado na realidade do mundo árabe atual, que é na verdade super moderno. Então a idéia era realmente fugir do visual habitual dos restaurantes árabes. Com esse briefing, achei que poderíamos criar uma identidade moderninha mas com pitadas de referências clássicas. Essas referências estavam frescas na minha cabeça desde que viajei ao Marrocos no fim do ano passado. Os chamados musharabies, padrões super elaborados das paredes dos palácios de lá e a caligrafia com pena de bambu foram alguns desses elementos usados na marca e nas embalagens – Marcelo Freitas.

O grande desafio desse projeto, entretanto, estava concentrado na embalagem do sanduiche. Isso porque comer um Kebab com elegância exige uma certa habilidade e queríamos algo que facilitasse esse processo, mas tendo em mente as típicas restrições de orçamento para uma embalagem descartável. A solução custou centenas de mock-ups e mostrou realmente que as melhores soluções são as mais simples. A inspiração veio da tortinha do McDonald’s, que usa uma estrutura semelhante, chamada pillow-pack, só que cortada ao meio, assim a pessoa come o sanduíche segurando na embalagem. A base que encaixa nela serve como apoio para o sanduiche durante o transporte e destacada, como uma bandejinha quando a pessoa está comendo. Além disso, criei a embalagem para a salada, que é na verdade uma cinta com o nome e um corte onde encaixa o garfo. Essa solução foi muito legal para a questão do garfo e tem um custo irrisório – explica Marcelo.

De uma forma geral, o pedido do cliente era que tudo tivesse uma levada fun, sem o clima clássico dos árabes, por isso sempre que foi possivel criei peças divertidas. As bandejas em acrílico foram inspiradas nos lúdicos “tapetes voadores” e o cardápio das mesas cheios de “olhos-gregos” viraram chucalhos nas mãos dos clientes.

O projeto como um todo envolveu várias expertises: branding, design de embalagem, sinalização, webdesign e até stopmotion, que usei no vídeo para a LCD, produzido em parceria com o designer Gerson do Amaral. O resultado foi bem legal e tem sido bastante elogiado, apesar, claro, de algumas críticas dos mais conservadores que esperavam um árabe com toalhas de rendinha. ;o) – completa Marcelo.

Clique aqui para ampliar

É difícil descrever esse tipo de projeto, então fica o convite para visitar e experimentar. A comida é excelente. O Yalla fica na Rua Dias Ferreira, 45, no Leblon.

matérias relacionadas

Camisinha gigante
Camisetas ou matryoshkas?
Embalagem Doritos

sobre o autor

barbara
formagio
Formada em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade (RJ) desde 2005. No seu portfolio há clientes como TIM, Unimed, Nokia, Sadia e Icatu Hartford. Trabalhou na Tátil Design por 4 anos e agora está na Cuca Design. Gosta de dançar muito, de chocolate, viajar, viajar, viajar (ama viajar! E quem não gosta?!). Adora moda e promete mergulhar de cabeça nessa área.



recomendamos

Elementos do Estilo Tipográfico

423 páginas

Editora Cosac Naify, 2005
Português

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Absolut Vis10ns
RainMan
Vaso pavão transforma flores em cauda
Creative License #54 – iPhonemaníaco
A paixão pelo futebol no sangue dos gaúchos

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...