ArtesanalConceitualConcursosModa

Concurso Furoshiki

A Fundação Japão em São Paulo abre inscrições para o Concurso de Criação de Padronagem de Furoshiki, dirigido para estudantes de escolas de design (artes plásticas, moda e arquitetura) de todo o país, com prazo de inscrição de 15 de junho a 30 de outubro de 2009. Com uma campanha de divulgação, palestras e demonstrações das formas de uso do furoshiki no dia-a-dia, será enaltecido não só a plasticidade e beleza dos padrões assim como a praticidade dos artigos tradicionais japoneses.

Serão selecionados 3 projetos para produção do furoshiki, além de um prêmio de ¥30,000 (cerca de R$ 600,00) cada e pagamento dos direitos autorais.

A designer Sofia Nanka Kamatani foi convidada para divulgar os conceitos do furoshiki. Formada em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie, onde defendeu também o seu mestrado e com especialização no Japão, ela é atualmente a única designer no Brasil especializada no tema.

O que é Furoshiki

É um “pano para embalagem e transporte” utilizado no Japão desde tempos antigos. Ele aparece em escritos do Período Nara como Tsutsumi (trouxa) referindo-se a um pano usado para embrulhar os tesouros guardados em Shoso-in (um Tesouro Imperial no templo Todai).

Embora existam várias teorias sobre o modo de como o pano veio a ser conhecido como furoshiki, uma história comum volta ao Período Muromachi quando o Shogun Yoshimitsu Ashikaga construía um ōyudono (uma grande banheira) para entreter senhores feudais. Os senhores embrulhavam suas roupas num pano que tinha o brasão da família impresso para distinguir a sua própria roupa do outro, e depois do banho, ele era usado para forrar o chão em cima do qual se trocavam. Esta prática se tornou comum no Período Edo, juntamente com a popularização do sento (banhos públicos). No entanto, o uso de furoshiki diminuiu com a introdução de sacos ocidentais após o Período Meiji. Atualmente, como os problemas ambientais estão sendo noticiados em todos meios de comunicação, o furoshiki está atraindo renovada atenção, pois ele pode ser presenteado e reutilizado várias vezes.

Para maiores informações entre no site da Fundação Japão em São Paulo.

Gostei! Gostei!

matérias relacionadas

Brasileiro é premiado em Concurso Mundial de Padronagem de Furoshiki
Concurso de aniversário De2ign: prazo prorrogado!
Concurso Converse Art Collabs: ainda dá tempo de participar!

sobre o autor

barbara
formagio
Formada em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade (RJ) desde 2005. No seu portfolio há clientes como TIM, Unimed, Nokia, Sadia e Icatu Hartford. Trabalhou na Tátil Design por 4 anos e agora está na Cuca Design. Gosta de dançar muito, de chocolate, viajar, viajar, viajar (ama viajar! E quem não gosta?!). Adora moda e promete mergulhar de cabeça nessa área.



recomendamos

Illustration Now, Vol. 2

480 páginas

Editora Taschen, 2007
Multilingue

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Coração Transformers
ABC Monsters: abecedário dos principais monstros do cinema
Tem gente nova na De2ign!
The Art of Pixar
Pantone musical

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...