ArtesanalConceitualConcursosModa

Concurso Furoshiki

A Fundação Japão em São Paulo abre inscrições para o Concurso de Criação de Padronagem de Furoshiki, dirigido para estudantes de escolas de design (artes plásticas, moda e arquitetura) de todo o país, com prazo de inscrição de 15 de junho a 30 de outubro de 2009. Com uma campanha de divulgação, palestras e demonstrações das formas de uso do furoshiki no dia-a-dia, será enaltecido não só a plasticidade e beleza dos padrões assim como a praticidade dos artigos tradicionais japoneses.

Serão selecionados 3 projetos para produção do furoshiki, além de um prêmio de ¥30,000 (cerca de R$ 600,00) cada e pagamento dos direitos autorais.

A designer Sofia Nanka Kamatani foi convidada para divulgar os conceitos do furoshiki. Formada em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie, onde defendeu também o seu mestrado e com especialização no Japão, ela é atualmente a única designer no Brasil especializada no tema.

O que é Furoshiki

É um “pano para embalagem e transporte” utilizado no Japão desde tempos antigos. Ele aparece em escritos do Período Nara como Tsutsumi (trouxa) referindo-se a um pano usado para embrulhar os tesouros guardados em Shoso-in (um Tesouro Imperial no templo Todai).

Embora existam várias teorias sobre o modo de como o pano veio a ser conhecido como furoshiki, uma história comum volta ao Período Muromachi quando o Shogun Yoshimitsu Ashikaga construía um ōyudono (uma grande banheira) para entreter senhores feudais. Os senhores embrulhavam suas roupas num pano que tinha o brasão da família impresso para distinguir a sua própria roupa do outro, e depois do banho, ele era usado para forrar o chão em cima do qual se trocavam. Esta prática se tornou comum no Período Edo, juntamente com a popularização do sento (banhos públicos). No entanto, o uso de furoshiki diminuiu com a introdução de sacos ocidentais após o Período Meiji. Atualmente, como os problemas ambientais estão sendo noticiados em todos meios de comunicação, o furoshiki está atraindo renovada atenção, pois ele pode ser presenteado e reutilizado várias vezes.

Para maiores informações entre no site da Fundação Japão em São Paulo.

Gostei! Gostei!

matérias relacionadas

Brasileiro é premiado em Concurso Mundial de Padronagem de Furoshiki
Concurso de aniversário De2ign: prazo prorrogado!
Concurso Converse Art Collabs: ainda dá tempo de participar!

sobre o autor

barbara
formagio
Formada em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade (RJ) desde 2005. No seu portfolio há clientes como TIM, Unimed, Nokia, Sadia e Icatu Hartford. Trabalhou na Tátil Design por 4 anos e agora está na Cuca Design. Gosta de dançar muito, de chocolate, viajar, viajar, viajar (ama viajar! E quem não gosta?!). Adora moda e promete mergulhar de cabeça nessa área.



recomendamos

Pens Are My Friends

310 páginas

Editora IdN, 2008
Inglês

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Bienal Brasileira de Design 2010
Organização é o seu lema
Soul Reaper scroll book
Creative License #34 – Manual de instruções
Metal precioso

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...