
Sorrindo como crianças
Em 10 de março deste ano, aconteceu o 50º aniversário do Levante Nacional Tibetano, um dia, em 1959, que o povo tibetano se levantou para defender seu país e seu líder contra a agressão militar da República Popular da China. Uma semana após esse ato histórico, Dalai Lama, líder espiritual dos seis milhões de tibetanos, fugiu para o exílio, onde permaneceu desde então.
O fotógrafo Bhanuwat Jittivuthikarn registrou, de 5 a 18 de janeiro de 2009, em Saranarth, Índia, a vida de 45 idosos tibetanos refugiados com idades entre 60 a 80 anos, os quais, pela primeira vez em suas vidas, terão a oportunidade de receber Dalai Lama, em audiência privada.
“Diaspora Smile”, projeto organizado e patrocinado pela Sathirakoses-Nagapradipa Foundation, partiu da idéia de Tenzin Losel, um trabalhador social tibetano, com grande intenção de trazer estes velhos tibetanos à sua terra natal.
As fotos ficaram impressionantemente fortes, fazendo com que possamos refletir sobre os conflitos na região e imaginar que, apesar do sofrimento que este povo passou por 50 anos, ainda conseguem sorrir como crianças na frente de uma lente.
Veja o ensaio completo aqui.
matérias relacionadas
sobre o autor



recomendamos

Things I have learned in my life so far
Editora Abrams, 2008
Inglês


debate atual
Criação vs Produtividade
matérias randômicas
flickr
arquivo
creative license
enquete
- Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.
feedback
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!