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Granado – desde 1870

Assim que comecei a ver a Granado, uma marca conhecida há tanto tempo, reformulando sua imagem e investindo em melhorias, reparei mais nela. Vi produtos antigos aperecerem novamente e tive vontade de usar o que, antes, somente a minha avó usava.

Para procurar entender todo o conceito por trás dessa marca que há anos está no mercado e agora voltou com força total, convidamos o diretor de arte Duda Itajahy, do departamento interno de marketing da Granado, para falar um pouco sobre sua experiência e de como foi todo o processo de criação, da marca até as lojas exclusivas Granado, que por sinal, são lindas!

Aqui na Granado somos um departamento de marketing dividido em vários setores e trabalho como gerente no setor de arte cuidando de toda a parte visual, como vitrines, impressos em geral, anúncios, internet etc. A principal decisão que tomamos foi resgatar os quase 150 anos de tradição que a empresa sempre apresentou. Decidimos valorizar o aspecto vintage’ da marca e para isso contamos com um grande acervo de material produzido nos tempos áureos da Granado, onde ilustradores como Tarquino, Seth e Estúdio Frey faziam as artes de anúncios, almanaques e embalagens. Atualmente trabalhamos com o ilustrador Benício, que fez os trabalhos para os anúncios da linha Pink e da Barbearia. Fazemos ainda uma grande pesquisa de referências em termos de design, moda, arte e cultura brasileira, que acaba sendo usado em nossos projetos.

Outro aspecto importante é a nossa preocupação em estarmos sempre nos reciclando e utilizando novas tecnologias em tudo que fazemos, pois mesmo sendo uma empresa centenária, nosso público precisa perceber que não paramos no tempo. Por outro lado, passamos a adotar uma postura consciente na produção dos materiais gráficos e embalagens, utilizando técnicas e fornecedores certificados, que utilizem matéria-prima de baixo impacto ambiental, como por exemplo: diminuir formato e gramatura de materiais impressos, utilizar tintas vegetais e matérias-primas recicladas ou certificada, não testar produtos em animais etc, diz Duda.

Revitalização da marca:

1. O box que havia em volta da marca foi extinto.

2. Pharmácias com “PH” remete ao português antigo da época da fundação da empresa.

3. Poucas empresas possuem 138 anos de existência. Destaque para data de fundação.

4. Verde escuro escolhido para marca, por ser cor tradicional que remete ao natural. Cor de fácil combinação.

5. Fonte Granado criada, dando personalidade às embalagens, passa a ser usada em todas as embalagens e materiais de divulgação.

Polvilho Antisséptico:

1. Nova cor frasco mais vivo e limpo, salta na gôndola. Lembra tom original dos frascos antigos.

2. Moldura original em hot stamping, resgatando um ar charmoso, retrô e original ao produto.

3. Fundo oval clareado dando aparência mais limpa e aumentando contraste com o texto, facilitando leitura.

4. Marca Granado adicionada ao nome do produto.

6. Aparência de produto mais premium no ponto de venda.

Outros Produtos:

Linha Terrapeutics

Linhas Bebê e Glicerina

Linha Pink

Phamácias Granado:

1. Móveis originais da drogaria centenária restaurados.

2. Releitura de mesa de manipulação usada para expor lançamentos e itens em destaque no centro da loja.

3. Balanças, embalagens antigas, fotos e placas originais utilizadas para compor decoração.

4. Balcão extinto. Forçando vendedoras a interagirem com clientes e ajudarem na escolha de produtos.

5. Pia adicionada para gerar experimentação de sabonetes e esfoliantes.

6. Criação de tapete central de ladrilho hidráulico, remetendo ao passado.

Peças Publicitárias:


Anúncios


Ecobag


Kombi

Créditos
Diretora de Marketing: Sissi Freeman
Gerente de Arte: Duda Itajahy
Analista de Arte: Higo Lopes
Gerente de Desenvolvimento de Produtos: Juliana Wachholz
Analista de Desenvolvimento de Produtos: Mai Silva

Outras peças
Ilustração: Benício
Redação: Luiza Ferrez / Tatiane Duarte
Assistente de Arte: Samuel Otaviano / Juliana Ayreso
Direção de Arte: Isabella de Carvalho / Jerome Benard

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sobre o autor

barbara
formagio
Formada em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade (RJ) desde 2005. No seu portfolio há clientes como TIM, Unimed, Nokia, Sadia e Icatu Hartford. Trabalhou na Tátil Design por 4 anos e agora está na Cuca Design. Gosta de dançar muito, de chocolate, viajar, viajar, viajar (ama viajar! E quem não gosta?!). Adora moda e promete mergulhar de cabeça nessa área.

  • http://marketingnanovaera.wordpress.com Marcos Rocha

    Uma coisa é fato. Com esse reposicionamento, a Granado pode ir looonge. Branding forte ela tem.

  • http://www.twitter.com/doug_it doug

    “há tanto tempo”

  • Barbara Formagio

    Doug, a correção já foi feita. Obrigada.

  • http://www.gravatar.com/avatar/7c61d2433295beb07cd85bca89f4af95?s=80 eDsgn

    Belo site…

  • eDsgn

    Bom artigo…

  • Filipe

    bom site mesmo.
    parabéns.

  • Flavia Amoedo

    amei essa matéria!!!!
    Gostaria de saber se houve salto de vendas significativo!
    Bjossss



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