Adoro encontrar cases onde o design literalmente serve o ser humano. Lembro de uma aula na faculdade, quando um professor nos mostrou uma maca projetada especialmente para o hospital de queimados (incrível), e um dos meus “colegas” comentou que não era para isso que ele estava estudando design… triste, não? Espero que a seleção natural do mercado tenha funcionado nesse caso…
Mas falando de boas iniciativas: instituições do Reino Unido se uniram e desafiaram os designers britânicos a criar móveis e equipamentos hospitalares que fossem fáceis de serem utilizados e limpos. Um concurso foi lançado – sempre em parceria entre designer e fabricante – e resultou em 5 novas peças funcionais, as quais procuram reduzir os riscos de infecção hospitalar. O nome do concurso,
Design Bugs Out, é mesmo sugestivo: abaixo os vírus e bactérias!
Mesa de cabeceira
A peça, feita de plástico durável, tem esquinas arredondadas e superfície lisa. As gavetas são removíveis (o que faz com que o móvel possa ser usado em ambos os lados da cama) e podem ser trancadas através de um chip, eliminando o uso de fechadura.
Mesa de cabeceira
Mais uma solução simples para substituir as atuais peças utilizadas em hospitais, que lembram muito os modelos usados em escritórios. O móvel tem como principal característica a facilidade de montagem e o material, priorizando mais uma vez a limpeza.
Cadeira para sanitário
Uma construção simples, sem dezenas de pequenas partes, faz com que a cadeira seja muito mais fácil de limpar. Conforto e bem estar do paciente também foram levados em consideração: a cadeira não tem o aspecto habitual conhecido por todo, além de possuir apoio para braços e pés ajustaveis.
Poltrona para pacientes
A estrutura pode ser limpa apenas com pano, e o enchimento é a prova d`água. As capas das almofadas são removiveis, podendo ser lavadas sempre que acontecer vazamento de fluído ou líquido hospitalar. A altura da cadeira é regulável através de pistão de gás na base de aço inoxidável.
Cadeira para transporte interno de pacientes
Um dos produtos mais difíceis de ser resolvido, pois é usado em todo o hospital e tem diferentes funções. Foi dada atenção especial para o descanso de perna, área para guardar pertences do paciente e o corpo da cadeira em si, fazendo que o usuário sente-se e levante-se de forma mais agradável.