
Criando som
Uma colaboração entre a fabricante de instrumentos musicais Yamaha e a Royal College of Arts resultou na criação de 9 novos, inusitados e inovadores instrumentos, desenvolvidos por um núcleo de estudos da faculdade. As peças estão em exibição no Festival Futuresonic, na cidade inglesa de Manchester, até o dia 23 de maio. Utilizando objetos comuns e até mesmo movimentos que fazemos nos dia a dia, os estudantes chegaram a uma série de experimentações, que tem como objetivo mostrar que qualquer um pode fazer música.
1. Daily Tempo (by Yting Cheng e Ting-Chung Cheng) – Uma “roupa-instrumento” que produz música através de componentes como botões, velcros e zíperes (cada um deles tem uma diferente função: ritmo, notas, efeitos).
2. Furniture for the Musical Human (by Vahakn Matossian) – Segundo o designer, a peça é um “micro-palco”, onde qualquer um pode desenvolver uma performance. Através de microfone, joysticks e alto falantes, somos convidados a experimentar: vale assoviar, cochichar, gritar…
3. Physical Sequencer (by Giuseppe Guerriero) – Instrumento que permite criar música eletrônica através de diferentes movimentos do corpo. 50 sensores identificam os movimentos e os transformam em som.
4. Audio/Video Collection (by Lucia Massari) – A idéia principal da designer é de mudar o conceito das pessoas sobre um objeto simples, nesse caso, um livro. A criação de Lucia transforma o livro em instrumento, acessível para qualquer um que queira “tocar”.
5. Chromophone (by Benjamin Newland) – As peças que compõe o Chromophone permitem que as pessoas façam música a partir das cores que vêem ao seu redor. Uma caneta, uma câmera e uma varinha fazem parte do kit; que oferece a oportunidade de gerar música através do seu ponto de vista e entorno.
6. Typing the Sound (by Fabien Cappello) – Ler o som, ouvir o texto. Esse é o propósito do designer ao criar um instrumento por uma máquina de escrever. A escrita é interface para a performance musical, e o pior dos textos pode se tornar a melhor das músicas!
7. Faraday Drone (by Matthew Plummer-Fernandez) – Manipulando um motor elétrico manualmente é possível criar um campo eletro-magnético, gerando zunidos que podem ser controlados.
8. Ceramic Sound Landscape (by Jozephine Duker) – Bowls de cerâmica de diferentes tamanhos e espessuras geram música quando tocados por objetos simples, como uma caneta. A idéia da designer é utilizar o instrumento como uma instalação, em um corredor comprido, por exemplo, em escritórios e escolas, gerando pequenos momentos de musicalidade em ambientes inusitados.
9. Knitting Scanner (by Azusa Muramaki) – Instrumento que transforma os padrões tricotados em notas musicais. O ato de tricotar foi escolhido pois tem várias semelhanças com a música: ritmo, estrutura, linguagem e melhora através de constante repetição.
A mostra está na Cube Gallery.
matérias relacionadas
sobre o autor




debate atual
Criação vs Produtividade
matérias randômicas
flickr
arquivo
creative license
enquete
- Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.
feedback
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!