ConceitualDesignExposiçõesMúsica

Criando som

Uma colaboração entre a fabricante de instrumentos musicais Yamaha e a Royal College of Arts resultou na criação de 9 novos, inusitados e inovadores instrumentos, desenvolvidos por um núcleo de estudos da faculdade. As peças estão em exibição no Festival Futuresonic, na cidade inglesa de Manchester, até o dia 23 de maio. Utilizando objetos comuns e até mesmo movimentos que fazemos nos dia a dia, os estudantes chegaram a uma série de experimentações, que tem como objetivo mostrar que qualquer um pode fazer música.

1. Daily Tempo (by Yting Cheng e Ting-Chung Cheng) – Uma “roupa-instrumento” que produz música através de componentes como botões, velcros e zíperes (cada um deles tem uma diferente função: ritmo, notas, efeitos).

2. Furniture for the Musical Human (by Vahakn Matossian) – Segundo o designer, a peça é um “micro-palco”, onde qualquer um pode desenvolver uma performance. Através de microfone, joysticks e alto falantes, somos convidados a experimentar: vale assoviar, cochichar, gritar…

3. Physical Sequencer (by Giuseppe Guerriero) – Instrumento que permite criar música eletrônica através de diferentes movimentos do corpo. 50 sensores identificam os movimentos e os transformam em som.

4. Audio/Video Collection (by Lucia Massari) – A idéia principal da designer é de mudar o conceito das pessoas sobre um objeto simples, nesse caso, um livro. A criação de Lucia transforma o livro em instrumento, acessível para qualquer um que queira “tocar”.

5. Chromophone (by Benjamin Newland) – As peças que compõe o Chromophone permitem que as pessoas façam música a partir das cores que vêem ao seu redor. Uma caneta, uma câmera e uma varinha fazem parte do kit; que oferece a oportunidade de gerar música através do seu ponto de vista e entorno.

6. Typing the Sound (by Fabien Cappello) – Ler o som, ouvir o texto. Esse é o propósito do designer ao criar um instrumento por uma máquina de escrever. A escrita é interface para a performance musical, e o pior dos textos pode se tornar a melhor das músicas!

7. Faraday Drone (by Matthew Plummer-Fernandez) – Manipulando um motor elétrico manualmente é possível criar um campo eletro-magnético, gerando zunidos que podem ser controlados.

8. Ceramic Sound Landscape (by Jozephine Duker) – Bowls de cerâmica de diferentes tamanhos e espessuras geram música quando tocados por objetos simples, como uma caneta. A idéia da designer é utilizar o instrumento como uma instalação, em um corredor comprido, por exemplo, em escritórios e escolas, gerando pequenos momentos de musicalidade em ambientes inusitados.

9. Knitting Scanner (by Azusa Muramaki) – Instrumento que transforma os padrões tricotados em notas musicais. O ato de tricotar foi escolhido pois tem várias semelhanças com a música: ritmo, estrutura, linguagem e melhora através de constante repetição.

Os vídeos mostrando a utilização de todos esses instrumentos podem ser visualizados no site da Yamaha.

A mostra está na Cube Gallery.

Gostei! Gostei!

matérias relacionadas

Your Future Bottle – Criando para a Heineken
Criando um novo Pantone
Concurso Titan

sobre o autor

heloisa righeto
Formada em design de produto, ultimamente tem se dedicado apenas a escrever sobre design, principalmente sobre o que está rolando em Londres (cidade onde mora desde o fim de 2008). Antes disso, foi designer da Tok&Stok, sendo responsável pelo desenvolvimento da linha de luminárias e móveis complementares. Sustentabilidade e iluminação são suas preferências, e ela ainda sonha estudar história da arte e jornalismo. Formada pelo Mackenzie (São Paulo), foi umas das primeiras participantes do incrível grupo Design Possível, que usa o design como forma de melhoria a vida de muitas pessoas.



recomendamos

Design Retro: 100 Anos de Design Gráfico

176 páginas

Editora Senac, 2008
Português

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Helvetica: heroína de todos os designers
Ciao Mao
iF Design Awards 2013
Rio de Janeiro: Semana de Design na UniverCidade
Tie Tea

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...