ConceitualDesignExposiçõesMúsica

Criando som

Uma colaboração entre a fabricante de instrumentos musicais Yamaha e a Royal College of Arts resultou na criação de 9 novos, inusitados e inovadores instrumentos, desenvolvidos por um núcleo de estudos da faculdade. As peças estão em exibição no Festival Futuresonic, na cidade inglesa de Manchester, até o dia 23 de maio. Utilizando objetos comuns e até mesmo movimentos que fazemos nos dia a dia, os estudantes chegaram a uma série de experimentações, que tem como objetivo mostrar que qualquer um pode fazer música.

1. Daily Tempo (by Yting Cheng e Ting-Chung Cheng) – Uma “roupa-instrumento” que produz música através de componentes como botões, velcros e zíperes (cada um deles tem uma diferente função: ritmo, notas, efeitos).

2. Furniture for the Musical Human (by Vahakn Matossian) – Segundo o designer, a peça é um “micro-palco”, onde qualquer um pode desenvolver uma performance. Através de microfone, joysticks e alto falantes, somos convidados a experimentar: vale assoviar, cochichar, gritar…

3. Physical Sequencer (by Giuseppe Guerriero) – Instrumento que permite criar música eletrônica através de diferentes movimentos do corpo. 50 sensores identificam os movimentos e os transformam em som.

4. Audio/Video Collection (by Lucia Massari) – A idéia principal da designer é de mudar o conceito das pessoas sobre um objeto simples, nesse caso, um livro. A criação de Lucia transforma o livro em instrumento, acessível para qualquer um que queira “tocar”.

5. Chromophone (by Benjamin Newland) – As peças que compõe o Chromophone permitem que as pessoas façam música a partir das cores que vêem ao seu redor. Uma caneta, uma câmera e uma varinha fazem parte do kit; que oferece a oportunidade de gerar música através do seu ponto de vista e entorno.

6. Typing the Sound (by Fabien Cappello) – Ler o som, ouvir o texto. Esse é o propósito do designer ao criar um instrumento por uma máquina de escrever. A escrita é interface para a performance musical, e o pior dos textos pode se tornar a melhor das músicas!

7. Faraday Drone (by Matthew Plummer-Fernandez) – Manipulando um motor elétrico manualmente é possível criar um campo eletro-magnético, gerando zunidos que podem ser controlados.

8. Ceramic Sound Landscape (by Jozephine Duker) – Bowls de cerâmica de diferentes tamanhos e espessuras geram música quando tocados por objetos simples, como uma caneta. A idéia da designer é utilizar o instrumento como uma instalação, em um corredor comprido, por exemplo, em escritórios e escolas, gerando pequenos momentos de musicalidade em ambientes inusitados.

9. Knitting Scanner (by Azusa Muramaki) – Instrumento que transforma os padrões tricotados em notas musicais. O ato de tricotar foi escolhido pois tem várias semelhanças com a música: ritmo, estrutura, linguagem e melhora através de constante repetição.

Os vídeos mostrando a utilização de todos esses instrumentos podem ser visualizados no site da Yamaha.

A mostra está na Cube Gallery.

Gostei! Gostei!

matérias relacionadas

Your Future Bottle – Criando para a Heineken
Criando um novo Pantone
Concurso Titan

sobre o autor

heloisa righeto
Formada em design de produto, ultimamente tem se dedicado apenas a escrever sobre design, principalmente sobre o que está rolando em Londres (cidade onde mora desde o fim de 2008). Antes disso, foi designer da Tok&Stok, sendo responsável pelo desenvolvimento da linha de luminárias e móveis complementares. Sustentabilidade e iluminação são suas preferências, e ela ainda sonha estudar história da arte e jornalismo. Formada pelo Mackenzie (São Paulo), foi umas das primeiras participantes do incrível grupo Design Possível, que usa o design como forma de melhoria a vida de muitas pessoas.



recomendamos

200% Cotton: New T-Shirt Graphics

144 páginas

Editora Collins Design, 2004
Inglês

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Carimbos de aprovação
Esmalte para mulheres modernas
As 100 melhores fontes
Written Portraits, uma campanha da 3ª dimensão
As fantásticas bolhas de Bjoern Ewers

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...