ConceitualConcursosDesignDesigner ToyProdutoTecnologia

Dilus, um brinquedo para auxílio a crianças internadas

Projetado pelo designer industrial Bruno Oro, Dilus um brinquedo que tem como principal objetivo auxiliar crianças privadas socialmente de atividades e que se encontram geralmente internadas em hospitais. Tal como a mesa da designer Aline Cohen, apresentada aqui no site há algumas semanas atrás, Dilus "possui avançada tecnologia para suportar os avanços temporais e mais do que isso, atravessa a fronteira entre crianças doentes e o mundo que as espera pós tratamento", segundo seu próprio autor.

Este projeto rendeu-lhe o prêmio de design de produto do concurso International Design Award, o IDA.

Sobre o Dilus
Sobre sua capa/carcaça em PA6, reproduz a troca de pele eletronicamente, proporcionando assim maior sustentabilidade ao produto já que não serão efetuadas trocas das mesmas ou desperdício de materiais durante sua fabricação. O processo de fabricação destes polímeros são por injeção em molde (para o PA6) onde o nylon é derretido e injetado em moldes e roll to roll onde o polímero condutor passa por um processo parecido com o de uma impressão para que sejam aplicados seus componentes.

O eletrônico que possui 17 cm de altura e 8 de largura/diâmetro possui também como atrativo o display holográfico de imagens 2D e 3D que o diferencia da demanda de eletrônicos da mesma área e proporciona maior interação e qualidade de imagem para o usuário. Segundo pesquisadores este display será forte tendência daqui alguns anos já que sua tecnologia vem sendo desenvolvida com bastante sucesso e aplicada experimentalmente em novos produtos.

A navegação do display holográfico ocorre através de um sensor de movimentação e localização utilizado em robôs que mapeia áreas pré-determinadas e responde ao toque (no ar) efetuado pelo usuário para a seleção de opções de navegação do produto onde o usuário poderá utilizar chat, internet, videoconferência, jogos, assistir filmes, entre outros, além de conectar-se a outros eletrônicos através de bluetooth como teclado virtual, computadores, entre outros, para maior interação e utilização do produto. Outros componentes nanotecnológicos são utilizados no produto para grande desempenho como microfone, botão touchscreen para ligar/desligar, flash-memory, bateria e processador.

Ergonomicamente o produto não apresenta aspectos negativos, proporcionando usabilidade contínua no dia a dia do usuário, pois o display holográfico de 18 cm de altura limita-se ao campo de visão estabelecido por medidas universais, seu botão de ligar/desligar encontra-se em área especifica onde reduz consideravelmente o risco de toque involuntário, led’s em sua cabeça e pés que indicam se o produto esta ligado/desligado e que proporcionam aspecto tecnológico e as formas anatômicas do produto permitem que o usuário segure-o sem dificuldades.

Dilus tem por objetivo ser um produto diferenciado entre os eletrônicos possibilitando ao usuário a utilização de componentes de alta tecnologia agregados a um produto com formas inusitadas que fogem da característica de qualquer computador, palm top, entre outros, além de seguir a tendência de customização e de exibição de imagens através de um display mais realístico e propiciar o auxílio a educação a distância, interação social e entretenimento para usuários que de alguma forma tenham de abster-se destas atividades.

Gostei! 1

matérias relacionadas

Musas de brinquedo
Brinquedo japonês
Muskox

sobre o autor

thiago mano
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade/RJ desde 2005. Trabalhou nas agências Tecnopop e Tátil Design, contando no seu portfolio com trabalhos da TIM, NET, Duloren, Femmina, P&G, Shell e Bradesco. Hoje faz parte da equipe criativa da agência Conception. Gosta de fazer ilustração em Pixel Art, fotografia e viajar.



recomendamos

Arabesque

192 páginas

Editora Dgv, 2008
Inglês

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Convites chiques
Creative License #64 – Entrevista casual
Uma horta para o cenário urbano
Os passarinhos de Lauren
Watercolor

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...