ArtesanalDesigner ToyIlustraçãoModaProduto

Amigonstro

O nome dela é Marta Belo, portuguesa, ilustradora e designer. Começou a criar seus "Amigonstros" e agora vive em função deles. Por isso, além dos plushies ela também cria todo o trabalho gráfico de divulgação da marca. Sua formação profissional não está diretamente linkada a esse trabalho – pois ela é formada em outra área – mas esse projeto nasceu no meio de ilustrações, tecidos, tintas e costuras, que sempre a acompanharam ao longo de sua vida.

A Amigonstro talvez tenha nascido comigo em 13 de maio de 1981, mas apenas ganhou forma quando criei o primeiro Amigonstro, no decorrer de 2005. Simplesmente surgiu a primeira criatura no meio de variadas ilustrações, sem qualquer motivo aparente. A partir daí foram nascendo novos Amigonstros, depois malas e bolsas (uma das minhas paixões), t-shirts, pins etc, diz Marta Belo.

O nome Amigonstro nasceu da conexão de duas palavras: amigo + monstro. Marta não sabe explicar, exatamente, da onde vem sua inspiração, mas acha que tudo que a rodeia, como cores, luzes, imagens, cheiros, doces, música, natureza, conversas, festas, ilustrações, amor, filmes, palavras, livros, cartoons, moda, revistas, grafitis, alegria, enfim (ufa!), tudo que se aloja dentro dela, no cérebro e coração, conta para sua arte.

Todos os produtos Amigonstro são feitos manualmente, em edições limitadas dependendo da inspiração e da disponibilidade dos materiais. São produtos únicos e originais feitos com muito amor. Neste momento, Marta tem a ajuda de algumas pessoas muito talentosas, que a ajudam na concepção de alguns produtos.

Em setembro de 2005, a Amigonstro abriu um espaço/loja na cidade de Leiria, Portugal, onde teve muito sucesso e esteve aberto até março de 2007. Nesse espaço, a Amigonstro divulgou os seus produtos e também deu oportunidade para divulgar e comercializar os produtos de outros criadores. O fim deste projeto/loja deu-se para que ela conseguisse dedicar-se exclusivamente à marca e poder corresponder às várias propostas que foi recebendo. Agora ela está com seu novo estúdio, divulgando a marca, vendendo através do site on-line e comercializando para lojas interessadas em vender seus produtos.

No futuro, Marta pretende realizar alguns projetos, como exposições, instalações etc. É uma pena que ela não tenha uma loja no Brasil, mas você pode acessar seu site e comprar lá. Eu já estou atrás da minha bolsa!

matérias relacionadas

50 anos de Havaiana
Loja virtual Meninos
Pantone também na roupa

sobre o autor

barbara
formagio
Formada em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade (RJ) desde 2005. No seu portfolio há clientes como TIM, Unimed, Nokia, Sadia e Icatu Hartford. Trabalhou na Tátil Design por 4 anos e agora está na Cuca Design. Gosta de dançar muito, de chocolate, viajar, viajar, viajar (ama viajar! E quem não gosta?!). Adora moda e promete mergulhar de cabeça nessa área.

  • http://belula-vanessa.blogspot.com belula

    Me encantan las cositas de Marta Belo…son geniales!!!

  • marco

    Olá pessoal! Podem ter a certeza que são mesmo geniais!! toca a fazer encomendas… :)

  • http://inesantiago.blogspot.com inês santiago

    Marta, muitos Parabéns pela entrevista! As tuas malas amigonstro são uma delícia! :)

  • Sandro

    Toda as pessoas deviam ter um amigonstro.

  • Arminda Bravo

    Já há muito tempo que ouço falar dos amigonstros pois tenho uma irmã em Leiria. Sei que a loja que lá existia fechou. Se quiser encomendar como faço e quanto tempo demora e onde posso ver o catálogo completo.

  • http://www.amigonstro.com AMIGONSTRO

    :D Olá Arminda, podes comprar através do site http://www.amigonstroshop.bigcartel.com, caso tenhas alguma duvida contacta-me através do mail amigonstro@gmail.com

    :D obrigadaaaaaaaaaaaaa *** :D

  • http://www.flickr.com/clicadorama Nana Soares

    Que bacana..eu também criei um toy do tipo “amigonstro” que por consequencia acabou virando minha marca. Particularmente eu aprecio muito esse tipo de trabalho.



recomendamos

200% Cotton: New T-Shirt Graphics

144 páginas

Editora Collins Design, 2004
Inglês

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Creative License #40 – Lava Jato
Móveis que surpreendem
Obamis Forevis
Creative License #20 – Microblogging
Rio de Janeiro em Pixel Art

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...