
Rico Lins: uma gráfica de fronteira
Na próxima terça, dia 10, no Rio de Janeiro, será inaugurada a exposição Rico Lins: uma gráfica de fronteira, na Caixa Cultural. A exposição é gratuita e reúne mais de 100 trabalhos do designer como capas de revistas Time, Newsweek e Kultur Revolution; capas de livros, como a coleção que publicou o recente texto infantil "A menina e o Boto", de Dira Paes, e de CDs, que vão de Miles Davis a Gilberto Gil; cartazes de filmes, como "Labirinto de Paixões", de Pedro Almodóvar, e uma de suas mais recentes produções, o cartaz criado para a Bienal de Ópera de Munique (Alemanha/2008), inédito no Brasil.
O Rico é um dos principais designers brasileiros, já ganhou vários prêmios na carreira e já expôs em diversos lugares do mundo, como Paris, Nova York, Londres e Munique.
Designer carioca radicado em São Paulo, premiado e reconhecido internacionalmente, conhece bem a fronteira entre as artes gráficas e plásticas, ponto de partida para esta exposição no Rio. Transitando nos imprecisos limites entre arte e design e as variações de tamanho e formato que cada uma destas expressões permite, seu trabalho nos mostra que, mais do que a reprodutibilidade técnica, a alteração de proporções e formatos é característica exclusiva das artes gráficas industriais:
Quando um selo vira cartaz ou um cartaz vira um selo, não é só o tamanho ou a função que se modificam, mas sobretudo sua relação com o espectador, destaca o artista.
A curadoria é de Agnaldo Farias, com a participação do próprio Rico. A exposição ficará em cartaz na Galeria 1 do espaço, de 10 de fevereiro a 15 de março de 2009.
matérias relacionadas
sobre o autor



recomendamos

Typography 29
Editora Collins Design, 2009
Inglês


debate atual
Criação vs Produtividade
matérias randômicas
flickr
arquivo
creative license
enquete
- Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.
feedback
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!