CartazesDesignEventosExposiçõesIlustração

Rico Lins: uma gráfica de fronteira

Na próxima terça, dia 10, no Rio de Janeiro, será inaugurada a exposição Rico Lins: uma gráfica de fronteira, na Caixa Cultural. A exposição é gratuita e reúne mais de 100 trabalhos do designer como capas de revistas Time, Newsweek e Kultur Revolution; capas de livros, como a coleção que publicou o recente texto infantil "A menina e o Boto", de Dira Paes, e de CDs, que vão de Miles Davis a Gilberto Gil; cartazes de filmes, como "Labirinto de Paixões", de Pedro Almodóvar, e uma de suas mais recentes produções, o cartaz criado para a Bienal de Ópera de Munique (Alemanha/2008), inédito no Brasil.

O Rico é um dos principais designers brasileiros, já ganhou vários prêmios na carreira e já expôs em diversos lugares do mundo, como Paris, Nova York, Londres e Munique.

Designer carioca radicado em São Paulo, premiado e reconhecido internacionalmente, conhece bem a fronteira entre as artes gráficas e plásticas, ponto de partida para esta exposição no Rio. Transitando nos imprecisos limites entre arte e design e as variações de tamanho e formato que cada uma destas expressões permite, seu trabalho nos mostra que, mais do que a reprodutibilidade técnica, a alteração de proporções e formatos é característica exclusiva das artes gráficas industriais:

Quando um selo vira cartaz ou um cartaz vira um selo, não é só o tamanho ou a função que se modificam, mas sobretudo sua relação com o espectador, destaca o artista.

A curadoria é de Agnaldo Farias, com a participação do próprio Rico. A exposição ficará em cartaz na Galeria 1 do espaço, de 10 de fevereiro a 15 de março de 2009.

Gostei! Gostei!

matérias relacionadas

Pierre Mendell Cartazes
Ilustração com cara de arte gráfica por Si Scott
Palestra Memória Gráfica Brasileira

sobre o autor

thiago mano
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade/RJ desde 2005. Trabalhou nas agências Tecnopop e Tátil Design, contando no seu portfolio com trabalhos da TIM, NET, Duloren, Femmina, P&G, Shell e Bradesco. Hoje faz parte da equipe criativa da agência Conception. Gosta de fazer ilustração em Pixel Art, fotografia e viajar.



recomendamos

200% Cotton: New T-Shirt Graphics

144 páginas

Editora Collins Design, 2004
Inglês

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Feliz Natal e um criativo 2010
A casa vista de um outro ângulo
Culture Bus
Parabéns designers!
Muskox

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...