ArteConceitualIntervenções UrbanasTipografia

Tipos diferentes

A tipografia faz parte ativamente do nosso dia-a-dia. Para onde você vai ou olha há painéis, placas, posters e outdoors com centenas de informações transmitidas pelas letras. Se eu fosse entrar no mérito da importância da tipografia em nossas vidas, esta matéria poderia virar um livro. Além disso, há designers muito mais capacitados para falar de tipos do que eu. Aproveitando a deixa, recomendo os livros Pensar com Tipos, da designer norte-americana Ellen Lupton e Elementos do Estilo Tipográfico, de Robert Bringhurst, ambos traduzidos para o português por André Stolarski e publicados aqui no Brasil pela Cosacnaify.

Bom, voltando ao tema deste post, acho interessante as formas não-convencionais que a tipografia pode aparecer. Selecionei três exemplos de como fazer um alfabeto de forma criativa e artística, fugindo, definitivamente, do óbvio.

Para quem adora aquela macarronada à bolonhesa vai adorar o Value Pack, um alfabeto feito de carne moída. Criado pelo designer norte-americano Robert Bolesta, cada caracter foi modelado à mão, embalado e fotografado individualmente. Os bois e os vegetarianos que me desculpem mas a idéia é muito legal.

Já a Typoase é uma tipografia feita para distoar do cinzento das grandes cidades. Criada na itália por Dominik Schwarz, esta intervenção que é composta por letras construídas com pedras, madeira e grama, foi instalada na Piazza-Tribunale, na cidade de Bolzano, Itália, durante o Time Code Festival. A instalação dá a oportunidade para que as pessoas parem, descansem e reflitam um pouco, no corre-corre da vida urbana. Perto de cada letra/banco a pessoa não consegue ler a palavra Time. Segundo o autor, é semelhante a vida: algumas coisas só podem ser compreendidas quando vistas de uma certa distância.

Type the Sky, alfabeto criado por Lisa Rienermann, é formado por fotografias tiradas de baixo para cima com composições formadas por prédios e o céu. Cada letra é desenhada pela forma do prédio com o contraste do céu azul. Um ponto-de-vista inteligente para criar uma tipografia sensacional. O alfabeto foi apresentado em um livro muito bem produzido.

Gostei! 1

matérias relacionadas

Bienal Tipos Latinos 2012
Tipos de estante
Jóias diferentes

sobre o autor

thiago mano
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade/RJ desde 2005. Trabalhou nas agências Tecnopop e Tátil Design, contando no seu portfolio com trabalhos da TIM, NET, Duloren, Femmina, P&G, Shell e Bradesco. Hoje faz parte da equipe criativa da agência Conception. Gosta de fazer ilustração em Pixel Art, fotografia e viajar.

  • Yeshua

    Muito legal o Type the Sky, criatividade 10



recomendamos

Cold War Modern: Design 1945-1970

320 páginas

Editora Victoria & Albert Museum, 2008
Inglês

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Aphonix
Prótese de perna para mulheres
Keep Air Fresh
Torre animada
Rótulo para deficientes visuais

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...