DesignExposições

Pierre Mendell Cartazes

Está em exposição, até 09 de novembro na CAIXA Cultural do Rio de Janeiro, cartazes do designer alemão Pierre Mendell. Com curadoria de Bebel Abreu e patrocínio da CAIXA, a exposição traz 53 cartazes, 16 deles especialmente criados para a Neue Sammlung, Museu para Artes Aplicadas e Design, Munique, e outros 23 para o Teatro Nacional de Munique.

Mendell é um dos expoentes da escola suiça de design e é reconhecido pela simplicidade com que trata os temas complexos dos seus cartazes. Em suas palavras: “Certamente eu busco soluções de comunicação simples, pois estou ciente que nosso mundo está inundado por um exagero de imagens e que soluções simples e diretas podem transmitir melhor a mensagem.”


a) Cartaz institucional "I Love Design" Die Neue Sammlung – Museu para Artes Aplicadas e Design, Munique, 1991; b) cartaz da ópera "A Violação de Lucrécia" para o Teatro Nacional de Munique, 2004.

Pierre Mendell nasceu em 1929 em Essen, Alemanha e estudou na Escola de Design da Basiléia, Suiça. Em 1961, fundou com Klaus Oberer o Studio Mendell & Oberer, em Munique, que em 2000 foi reformulado e virou Pierre Mendell Design Studio.

A CAIXA Cultural do Rio de Janeiro fica na Av. Almirante Barroso, 25, Centro. Está aberta de terça a sábado, das 10h às 22h e domingo das 10h às 21h. Entrada franca. Mais informações, acesse o site oficial.

Gostei! Gostei!

matérias relacionadas

Exposição de cartazes “Descubra o Cinema Brasileiro” na China
Cartazes russos contemporâneos
Concurso de cartazes da Bienal Brasileira de Design para estudantes

sobre o autor

thiago mano
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade/RJ desde 2005. Trabalhou nas agências Tecnopop e Tátil Design, contando no seu portfolio com trabalhos da TIM, NET, Duloren, Femmina, P&G, Shell e Bradesco. Hoje faz parte da equipe criativa da agência Conception. Gosta de fazer ilustração em Pixel Art, fotografia e viajar.

  • http://erminiosouza.com Erminio Souza

    Fico muito feliz com o sucesso do Thiago, pois pode ser dizer que o vi nascer, espero que seu caminho seja cada vez mais iluminado, pois você merece, carregar esse sobrenome já diz tudo.
    Um grande abraço e muito sucesso

  • Davi Fontenele

    Só uma correção: a ópera que o Pierre Mendell fez o cartaz citado no post chama-se “Violação de Lucrécia” foi dirigida aqui no Brasil pelo Alberto Renault (www.albertorenault.com). Excelente cartaz, inclusive.

  • http://www.revistadesign.com.br/ Thiago Mano

    @Davi, tem razão. No material do Kit de Imprensa da exposição do Rio de Janeiro, a tradução foi feita de forma errada. De qualquer forma, já foi corrigido. Valeu!

  • http://www.pierremendell.com.br/ Bebel Abreu

    Oi Thiago,
    muito obrigada pelo post!
    Sobre a tradução da ópera “The Rape of Lucretia”, ficamos com uma grande dúvida – o correto seria ‘o rapto’ ou ‘ o estupro’ (violação também estaria correto). Optamos pelo rapto porque a palavra soa menos ofensiva e é mesmo tradução literal de rape, e significa “sequestro com fins libidinosos”.
    ;)
    Agora vamos torcer pra Caixa levar a expo para Salvador e Curitiba!

    bjs

    Bebel



recomendamos

Illustration Now, Vol. 2

480 páginas

Editora Taschen, 2007
Multilingue

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Ron Arad
Creative License #51 – Nervosismo pré-encontro
Mulheres iluminadas
Tipografia de Quantum Of Solace
Promoção Alguns Tormentos

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...