DesignExposições

Pierre Mendell Cartazes

Está em exposição, até 09 de novembro na CAIXA Cultural do Rio de Janeiro, cartazes do designer alemão Pierre Mendell. Com curadoria de Bebel Abreu e patrocínio da CAIXA, a exposição traz 53 cartazes, 16 deles especialmente criados para a Neue Sammlung, Museu para Artes Aplicadas e Design, Munique, e outros 23 para o Teatro Nacional de Munique.

Mendell é um dos expoentes da escola suiça de design e é reconhecido pela simplicidade com que trata os temas complexos dos seus cartazes. Em suas palavras: “Certamente eu busco soluções de comunicação simples, pois estou ciente que nosso mundo está inundado por um exagero de imagens e que soluções simples e diretas podem transmitir melhor a mensagem.”


a) Cartaz institucional "I Love Design" Die Neue Sammlung – Museu para Artes Aplicadas e Design, Munique, 1991; b) cartaz da ópera "A Violação de Lucrécia" para o Teatro Nacional de Munique, 2004.

Pierre Mendell nasceu em 1929 em Essen, Alemanha e estudou na Escola de Design da Basiléia, Suiça. Em 1961, fundou com Klaus Oberer o Studio Mendell & Oberer, em Munique, que em 2000 foi reformulado e virou Pierre Mendell Design Studio.

A CAIXA Cultural do Rio de Janeiro fica na Av. Almirante Barroso, 25, Centro. Está aberta de terça a sábado, das 10h às 22h e domingo das 10h às 21h. Entrada franca. Mais informações, acesse o site oficial.

Gostei! Gostei!

matérias relacionadas

Exposição de cartazes “Descubra o Cinema Brasileiro” na China
Cartazes russos contemporâneos
Concurso de cartazes da Bienal Brasileira de Design para estudantes

sobre o autor

thiago mano
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade/RJ desde 2005. Trabalhou nas agências Tecnopop e Tátil Design, contando no seu portfolio com trabalhos da TIM, NET, Duloren, Femmina, P&G, Shell e Bradesco. Hoje faz parte da equipe criativa da agência Conception. Gosta de fazer ilustração em Pixel Art, fotografia e viajar.

  • http://erminiosouza.com Erminio Souza

    Fico muito feliz com o sucesso do Thiago, pois pode ser dizer que o vi nascer, espero que seu caminho seja cada vez mais iluminado, pois você merece, carregar esse sobrenome já diz tudo.
    Um grande abraço e muito sucesso

  • Davi Fontenele

    Só uma correção: a ópera que o Pierre Mendell fez o cartaz citado no post chama-se “Violação de Lucrécia” foi dirigida aqui no Brasil pelo Alberto Renault (www.albertorenault.com). Excelente cartaz, inclusive.

  • http://www.revistadesign.com.br/ Thiago Mano

    @Davi, tem razão. No material do Kit de Imprensa da exposição do Rio de Janeiro, a tradução foi feita de forma errada. De qualquer forma, já foi corrigido. Valeu!

  • http://www.pierremendell.com.br/ Bebel Abreu

    Oi Thiago,
    muito obrigada pelo post!
    Sobre a tradução da ópera “The Rape of Lucretia”, ficamos com uma grande dúvida – o correto seria ‘o rapto’ ou ‘ o estupro’ (violação também estaria correto). Optamos pelo rapto porque a palavra soa menos ofensiva e é mesmo tradução literal de rape, e significa “sequestro com fins libidinosos”.
    ;)
    Agora vamos torcer pra Caixa levar a expo para Salvador e Curitiba!

    bjs

    Bebel



recomendamos

Elementos do Estilo Tipográfico

423 páginas

Editora Cosac Naify, 2005
Português

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

NDesign 2009
Marca da Copa 2014
O que você pode fazer com Lego?
Arte digital de Samuel Pereira
False Friends

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...