Dia Mundial do Design Gráfico
Pensei em você
Dupla de Pantones
Estampas made in Brazil
Pequenas pessoas
De2ignDesignDestaque

Todos os anos, comemoramos no dia 27 de abril o Dia Mundial do Design Gráfico, aniversário da Icograda (International Council of Graphic Design Associations), que este anos completa 50 anos de existência. Nós brasileiros temos sorte, pois podemos comemorar o “design” duas vezes, já que em 5 de novembro, temos o Dia do Designer, em homenagem à data de nascimento do grande Aloísio Magalhães.

Bom, a questão é: temos o que comemorar? No meu ponto de vista, sim.

Embora a regulamentação da profissão de designer ainda não tenha saído, nunca esteve tão perto. Além disso, cada vez mais, empresários, governos e entidades têm reconhecido o valor e a importância que o design tem em seus negócios, produtos e eventos. E o que dizer da conscientização da comunidade de design, que pelas redes sociais mostram sua indignação com concorrências especulativas, com concursos que oferecem como prêmios a “visibilidade do trabalho” do participante e com as polêmicas tabelas de preço para nortear os projetos em design.

Estamos evoluindo mas, claro, ainda falta muito para que o design seja totalmente valorizado, como já acontece em alguns países. O importante é estar em evolução, mostrar que não estamos parados e sim andando para frente.

DesignIlustraçãoProduto

A Casa Rex criou a coleção “Décadas de Cultura”, uma linha de produtos exclusiva desenvolvida para a Livraria Cultura, celebrando seus 65 anos.

A coleção inclui cadernos, marcadores de livros, buttons, lápis, ecobags, entre outros. O conceito criado para a coleção é uma homenagem à vasta produção cultural desenvolvida ao longo dos anos, por meio de uma linha de produtos de identidade inovadora capaz de capturar o espírito das décadas passadas através de composições que reúnem os maiores ícones da cultura mundial.

Cada peça da coleção apresenta um ‘mashup’ de diferentes linguagens visuais – que vão desde objetos, a fotografias e ilustrações – unindo uma variedade de fragmentos visuais tirados de grandes ícones da arte, música e cinema de cada década. À primeira vista, tudo isto pode não parecer uma boa combinação, mas o resultado é uma desenfreada e cativante série de “retratos” de tempos passados – comenta Gustavo Piqueira, sócio da Casa Rex e co-autor do projeto gráfico junto com Samia Jacintho e Ana Lobo.

Gostei muito dos produtos, principalmente do baralho e da caneca.

FotografiaIlustraçãoModaProduto

Todos sabem o quanto eu gosto de moda e de New York. Por isso, quando vi os lenços de um coletivo de design em NY especializado em estampa, o Caju Collective, fiquei encantada! Primeiro porque as estampas são lindas e segundo pelo cuidado com as fotos com Manhattan no fundo.

O Caju Collective é um estúdio de design especializado em impressão têxtil. Eles fazem lenços fabricados no Brasil com sede no Brooklyn, NY.

Em janeiro, o Caju Collective apresentou sua nova coleção através de um editorial das novas estampas, com fotos feitas pela fotógrafa do NY Times Paula Lobo. O material ficou muito bom!

AnimaçãoIlustração

Achei linda a animação criada por Ryan Woodward. Com o nome Thought of You, esta animação tem uma delicadeza tão incrível, que me impressionou.

Dica de Rodrigo Bessa

FotografiaModaPublicidade

Sempre falamos aqui da Louis Vuitton, porque é uma marca que está sempre inovando em relação ao seu posicionamento no mercado.

Semana passada falei dos seus novos lenços e agora, resolvi falar de uma campanha super divertida. Sei que este assunto que vou levantar saiu no meio do ano passado, mas mesmo assim acho que vale a pena falar, principalmente das fotos, criadas pelo fotógrafo Vincent Bousserez para a campanha da marca.

O interessante é que mais uma vez a campanha da Louis Vuitton não decepciona. A ideia da campanha é baseada em pessoas que vivem sua rotina dentro de um mundo Louis Vuitton. Todos os cenários são dentro de produtos da marca, como se a marca estivesse diariamente na vida das pessoas.

ArteConcursosDesignDestaque

Sempre, sempre falamos da marca Pantone e para não perder o costume, olha mais uma novidade Pantone. Só que dessa vez é mais um projeto conceito do que um produto da marca.

David Schwen, este artista, designer e ilustrador de Minneapolis, resolveu juntar as duplas mais famosas em forma de Pantone. Não é que ficou bem divertido!

Eu criei uma série de chips feitos à mão utilizando “alimentos de todos os dias” – diz David.

AnimaçãoEventosExposiçõesFilmesIlustração

A mostra Movie-se: no tempo da animação, que começou em fevereiro, pode ser vista até o dia 7 de abril, no CCBB-RJ (Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro).

A exposição reúne filmes de artistas contemporâneos e alguns dos mais populares filmes de animação do mundo.

A entrada é franca e senhas serão distribuídas uma hora antes da sessão, exclusivamente para crianças acompanhadas de seus pais.

O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66 (Centro). Mais informações acesse o site. Não perca que ainda dá tempo!

ArteConceitualDesignEsculturasProduto

Projetos conceituais são, geralmente, bem interessantes e inusitados. Este é um desses projetos que entram nessa categoria.

A Sugarchair (ou Cadeira de Açúcar) é o primeiro produto desse tamanho, no mundo, feito com 30 quilos de açúcar.

A Sugarchair pode ser moldada por seu dono de forma exclusiva. Através da forma pretendida, a Sugarchair se transformará em um objeto único.

O usuário pode desempenhar um papel ativo no desenho de suas formas e dimensões. Quanto mais consumida, menos massa a cadeira terá. – diz Brenner.


164 páginas123»20...Última


recomendamos

Skateboard Stickers

144 páginas

Editora Collins Design, 2004
Inglês

sites recentes

Volta Ferrorama
Promocional
Paul Frank
Promocional
Pilot Handwriting
Tipografia
 
 
 

debate atual

Criação vs Produtividade

matérias randômicas

Do que uma caneta Bic é capaz
It bags
Bottle
Minimalismo de pulso
Compre uma cor e ajude uma criança

flickr

www.flickr.com/de2ign

arquivo

creative license

Tirinhas exclusivas de N.C. Winters, traduzidas para o português.
Creative License #66 – Despedida Final

enquete

  • Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.

feedback

Você tem alguma idéia ou sugestão
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!

newsletter

Assine a newsletter e receba nossas matérias por e-mail. É mole ou quer mais?

twitter

Ó nós aqui no Twitter...