

Todos os anos, comemoramos no dia 27 de abril o Dia Mundial do Design Gráfico, aniversário da Icograda (International Council of Graphic Design Associations), que este anos completa 50 anos de existência. Nós brasileiros temos sorte, pois podemos comemorar o “design” duas vezes, já que em 5 de novembro, temos o Dia do Designer, em homenagem à data de nascimento do grande Aloísio Magalhães.
Bom, a questão é: temos o que comemorar? No meu ponto de vista, sim.
Embora a regulamentação da profissão de designer ainda não tenha saído, nunca esteve tão perto. Além disso, cada vez mais, empresários, governos e entidades têm reconhecido o valor e a importância que o design tem em seus negócios, produtos e eventos. E o que dizer da conscientização da comunidade de design, que pelas redes sociais mostram sua indignação com concorrências especulativas, com concursos que oferecem como prêmios a “visibilidade do trabalho” do participante e com as polêmicas tabelas de preço para nortear os projetos em design.
Estamos evoluindo mas, claro, ainda falta muito para que o design seja totalmente valorizado, como já acontece em alguns países. O importante é estar em evolução, mostrar que não estamos parados e sim andando para frente.
A Casa Rex criou a coleção “Décadas de Cultura”, uma linha de produtos exclusiva desenvolvida para a Livraria Cultura, celebrando seus 65 anos.
A coleção inclui cadernos, marcadores de livros, buttons, lápis, ecobags, entre outros. O conceito criado para a coleção é uma homenagem à vasta produção cultural desenvolvida ao longo dos anos, por meio de uma linha de produtos de identidade inovadora capaz de capturar o espírito das décadas passadas através de composições que reúnem os maiores ícones da cultura mundial.
Cada peça da coleção apresenta um ‘mashup’ de diferentes linguagens visuais – que vão desde objetos, a fotografias e ilustrações – unindo uma variedade de fragmentos visuais tirados de grandes ícones da arte, música e cinema de cada década. À primeira vista, tudo isto pode não parecer uma boa combinação, mas o resultado é uma desenfreada e cativante série de “retratos” de tempos passados – comenta Gustavo Piqueira, sócio da Casa Rex e co-autor do projeto gráfico junto com Samia Jacintho e Ana Lobo.
Gostei muito dos produtos, principalmente do baralho e da caneca.
Todos sabem o quanto eu gosto de moda e de New York. Por isso, quando vi os lenços de um coletivo de design em NY especializado em estampa, o Caju Collective, fiquei encantada! Primeiro porque as estampas são lindas e segundo pelo cuidado com as fotos com Manhattan no fundo.
O Caju Collective é um estúdio de design especializado em impressão têxtil. Eles fazem lenços fabricados no Brasil com sede no Brooklyn, NY.
Em janeiro, o Caju Collective apresentou sua nova coleção através de um editorial das novas estampas, com fotos feitas pela fotógrafa do NY Times Paula Lobo. O material ficou muito bom!
Achei linda a animação criada por Ryan Woodward. Com o nome Thought of You, esta animação tem uma delicadeza tão incrível, que me impressionou.
Dica de Rodrigo Bessa
Sempre falamos aqui da Louis Vuitton, porque é uma marca que está sempre inovando em relação ao seu posicionamento no mercado.
Semana passada falei dos seus novos lenços e agora, resolvi falar de uma campanha super divertida. Sei que este assunto que vou levantar saiu no meio do ano passado, mas mesmo assim acho que vale a pena falar, principalmente das fotos, criadas pelo fotógrafo Vincent Bousserez para a campanha da marca.
O interessante é que mais uma vez a campanha da Louis Vuitton não decepciona. A ideia da campanha é baseada em pessoas que vivem sua rotina dentro de um mundo Louis Vuitton. Todos os cenários são dentro de produtos da marca, como se a marca estivesse diariamente na vida das pessoas.
Sempre, sempre falamos da marca Pantone e para não perder o costume, olha mais uma novidade Pantone. Só que dessa vez é mais um projeto conceito do que um produto da marca.
David Schwen, este artista, designer e ilustrador de Minneapolis, resolveu juntar as duplas mais famosas em forma de Pantone. Não é que ficou bem divertido!
Eu criei uma série de chips feitos à mão utilizando “alimentos de todos os dias” – diz David.
A mostra Movie-se: no tempo da animação, que começou em fevereiro, pode ser vista até o dia 7 de abril, no CCBB-RJ (Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro).
A exposição reúne filmes de artistas contemporâneos e alguns dos mais populares filmes de animação do mundo.
A entrada é franca e senhas serão distribuídas uma hora antes da sessão, exclusivamente para crianças acompanhadas de seus pais.
O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66 (Centro). Mais informações acesse o site. Não perca que ainda dá tempo!
Projetos conceituais são, geralmente, bem interessantes e inusitados. Este é um desses projetos que entram nessa categoria.
A Sugarchair (ou Cadeira de Açúcar) é o primeiro produto desse tamanho, no mundo, feito com 30 quilos de açúcar.
A Sugarchair pode ser moldada por seu dono de forma exclusiva. Através da forma pretendida, a Sugarchair se transformará em um objeto único.
O usuário pode desempenhar um papel ativo no desenho de suas formas e dimensões. Quanto mais consumida, menos massa a cadeira terá. – diz Brenner.


debate atual
Criação vs Produtividade
matérias randômicas
flickr
arquivo
creative license
enquete
- Desculpe, não há nenhuma enquete ativa neste momento.
feedback
para melhorar nosso site? Nós queremos ouvi-lo! Queremos que a De2ign seja, cada vez mais, do seu jeito e com a sua cara!